Na semana em que se comemora o dia do Pantanal, acontece em Rio Verde de MT o Festival da Cultura Pantaneira. A programação inclui três rodas de conversa do Diálogos Pantanal + Sustentável e apresentação de cases de sucesso.

O evento é gratuito e foi criado para promover o diálogo voltado à sustentabilidade dentro do Pantanal. O debate inclui desde as ideias para o futuro até boas práticas que já vêm sendo testadas e apresentando bons resultados.

A ideia é que o espaço sirva de vitrine e intercâmbio entre as pessoas que, direta ou indiretamente, têm suas vidas atreladas ao bioma pantaneiro.  A primeira rodada de diálogos será composta por uma bancada de mulheres empreendedoras. Uma delas é a diretora geral da Mupan, Áurea Garcia, que vai falar sobre “Mulheres Empreendedoras do Pantanal”.

Programação inclui vários debates

Às 11h, também participam do Talk Show, Mulheres Empreendedoras do Pantanal, Maristela França Diretora Técnica Sebrae/MS; Zanir Furtado da Indústria no Pantanal/MS; Rita Jurgielewicz da Pousada Pantaneira Baia das Pedras/MS; Selma e Ana Mirian da Inspiraê/MS e Ida Beatriz do Sindicato Rural de Cáceres/MT. 

Às 15h, será a vez de conhecer um case de sucesso voltado ao turismo de experiência no Pantanal. “Travessia da Serra do Amolar” será apresentado pelo presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo.

Em seguida, será a vez de conhecer e dialogar sobre outros projetos que obtiveram sucesso pelo Pantanal brasileiro. Trabalhos que serão apresentados por Luiz Ricardo – RL Tour Experience/MS; Cristina Cuiabália – Sesc Pantanal/MT e Milton Mariani, da UFMS.

Já ao final da tarde, às 16h30, será a vez de falar da pecuária sustentável no Pantanal, com foco voltado à carne pantaneira que, atualmente, busca o registro de Indicação Geográfica (IG). O trabalho será apresentado pelo presidente da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Eduardo Cruzetta. 

Os interessados em participar do Diálogos Pantanal + Sustentável podem se inscrever pelo site. A inscrição é gratuita. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas pelo Instagram da Movimenta Pantanal (@movimentapantanal).