O abastecimento de elétrica foi restabelecido para famílias de duas cidades de na noite de domingo (23). Produtoras rurais de Corguinho e Rochedo perderam produção de laticínios, pois estavam sem luz desde o temporal que atingiu a região na quinta-feira (20). Foram três dias sem luz.

Adriana da Silva Sandim disse que a luz voltou ainda no período da noite, depois de três dias improvisando iluminação com velas e buscando água com baldes no rio próximo para animais beberem.

Os moradores de uma chácara de perderam produção de queijo, por não ter energia para freezers e geladeira. A estimativa dos pais de Adriana é perda de R$ 1 mil nos produtos que estavam armazenados.

R$ 600 de prejuízo

A mesma situação ocorreu com os produtores da Chácara São João do Salto, em . Gislei Ferreira de Moraes Silva disse que o pai faz queijos para vender, mas com a queda de energia os laticínios estragaram. A água da propriedade é de poço artesiano e estava quase no fim. Foram R$ 600 de prejuízo inicial.

O gado foi solto para beber água do rio. A família buscou suplementos básicos, como velas, água e alimentos não perecíveis, na região de Taboco, a 15 quilômetros da chácara. Para amenizar o prejuízo, deixaram de ordenhar as vacas e levaram parte dos queijos para Campo Grande.

Serviço restabelecido

Segundo última nota da concessionária , as equipes foram reforçadas para continuar no plano de contingência, mobilizado para atender os impactos severos do temporal no Estado. Foram sanadas as ocorrências coletivas e de maior complexidade e agora a empresa segue atendendo os casos pontuais e isolados.

“A concessionária esclarece ainda que Corguinho e Rochedo foram cidades mais afetadas pelo tempestade e equipes de plantão estão trabalhando na localidade para restabelecer o mais rápido possível a energia para as propriedades rurais, uma vez que a concessionária está agindo com veículos grandes e pesados e apoio de tratores para locomoção”.

No sábado (22), a Energisa afirmou que 100% das ocorrências da Capital impactadas pelo temporal foram normalizadas e a empresa continuou de forma ininterrupta no atendimento para restabelecer as ordens de serviço na zona rural, principalmente no interior, nas regiões de difícil acesso por serem áreas com atividades agropecuárias e de vegetação nativa e robusta.