Falta de inclusão: apenas 3 autoescolas de MS promovem obtenção de CNH para PcD
De acordo com Detran, estabelecimentos credenciados estão em 3 municípios do Estado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O processo de tirar a carteira de habilitação pode ser acessível a PcD (Pessoas com Deficiência) com um processo de adaptação de veículos das autoescolas. No entanto, em Mato Grosso do Sul, apenas 3 centros de formação de condutores credenciados ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) possibilitam esse atendimento especializado.
A Constituição Federal garante no artigo 23, inciso II que: “é competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e municípios cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência”.
Conforme o artigo 147-A do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os centros de formação de condutores e órgãos executivos estaduais de trânsito precisam adaptar o atendimento ao aluno que possui deficiência auditiva com o emprego de tecnologias assistivas ou ajudas técnicas nos processos de habilitação.
De acordo com o Detran-MS, as autoescolas credenciadas que disponibilizam veículos com adaptações são San Marino, em Campo Grande; Grand Prix, em Dourados, e Fênix, no município de Corumbá.
Contudo, o departamento estadual de trânsito esclarece que existe uma previsão legal para atendimento de pessoas PcD em outros municípios. Segundo o Art. 2º, §2º, da Portaria Detran-MS nº 91/2020, excepcionalmente, as instituições ou entidades credenciadas poderão ser autorizadas a atuarem em localidade diversa a de credenciamento para ministrar aulas para deficiente físico nas categorias A e B, quando não houver instituição ou entidade credenciada para executá-los na localidade pretendida.
Além disso, a legislação também permite que o veículo destinado à instrução e ao exame de pessoas com deficiência seja disponibilizado pelo candidato desde que adaptado conforme a indicação da Junta Médica (Resolução Contran nº 789/2020 Art. 21, § 1º e § 2º).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.