Maio tem espetáculo no céu, no caso, eclipse lunar total, que acontecerá pela primeira vez este ano no mês de maio, especificamente na madrugada do dia 15 para o dia 16, com seu pico por volta das 00h em .

É um espetáculo bonito de se ver: ocorrendo ao menos duas vezes por ano, o eclipse é caracterizado quando a lua fica totalmente coberta pela sombra da Terra, em um curto período.

No caso, a lua ficará mais escura e de tonalidade avermelhada, devido à sombra projetada. O fenômeno poderá ser observado a olho nu de todas as cidades de Mato Grosso do Sul.

Como observar

Para observar o fenômeno, astrônomo explica que basta olhar para o céu durante a madrugada do dia 15 para o dia 16, sem precisar de equipamentos especializados ou adicionais. No entanto, para a contemplação do evento é necessário que o céu não esteja nublado.

Na verdade, o eclipse lunar poderá ser observado de todo o Brasil. “O eclipse lunar é visível em qualquer lugar em que esteja a noite e que não esteja nublado, no momento em que ele está acontecendo”, aponta Henrique Arcuri. Em Mato Grosso do Sul, o fenômeno acontece por volta das 00h do dia 15 de maio.

O Clube de Carl Sagan não marcará evento de observação do eclipse, pois cai em um domingo, dia em que a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) não abre.