Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo desobrigados, ‘setentões’ garantem que vão votar domingo em Campo Grande

Além dos aposentados, pessoas com idade entre 16 e 17 anos que já tenham título de eleitor e pessoas analfabetas não são obrigadas a votar
Guilherme Cavalcante, Anna Gomes -
urna voto eleições
Imagem ilustrativa

Enquanto as sessões eleitorais de MS começam a receber eleitores a partir das 7h deste domingo, tem um grupo significativo de eleitores que não são obrigados a comparecer às urnas. É que pela legislação brasileira, quem completou 70 anos, tem menos de 18 ou é analfabeto não precisa votar.

Mas, o que não falta em é eleitor aposentado preparado para digitar o número do candidato e depois confirmar o voto. O Jornal Midiamax esteve na praça Ary Coelho nesta manhã (30). No conhecido reduto de aposentados, não teve quem quisesse abrir mão do exercício democrático.

Como o senhor José Barbosa, de 91 anos, que afirmou nunca ter deixado de comparecer a um pleito. “É muito importante, nunca deixei de comparecer. Nunca deixei de votar, porque a gente tem que escolher o nosso representante. Vou acordar cedinho e vou lá no Coophavilla votar”, relatou Barbosa.

Com 91 anos, senhor José diz que não abre mão de votar | Foto: Anna Gomes | Midiamax

Também na Praça Ary Coelho, o senhor Aluízio Ribeiro, de 72 anos, é mais um que não precisava sair de casa no domingo, e que disse que mesmo assim vai votar. “Voto em todas [as eleições], quem não vota não tem um representante”, disse.

“Debate de ataques”

Próximo a eles, um grupo de idosos vivia clima de política. A conversa entre os presentes era sobre o debate entre presidenciáveis na noite anterior e não havia muita gente feliz com o que viu. Mesmo assim, ninguém planeja deixar de votar no domingo.

José França, de 65, ainda está na faixa etária em que é obrigado a votar. Ao Jornal Midiamax, disse também estar desacreditado na política, mas que ainda tenho uma “chaminha de esperança”. “Assisti ao debate ontem, foi vergonhoso, um mau exemplo para a população. Em vez de ajudar, foi um mau exemplo, uma baixaria, todo mundo brigando e deixando de apresentar propostas”, comentou.

Aluízio, de 72 anos, também vai comparecer às urnas | Foto: Anna Gomes | Midiamax

“Olha, não tenho político de estimação, mas vou votar. Nem gosto muito de comentar política, porque gera muita discussão. Mas, eu acho importante o cidadão votar, independente da idade”, declarou o aposentado Cícero Caetano, de 61 anos.

Só a vendedora ambulante Elza Silva, de 61 anos, falou que não vai comparecer às cabines neste ano. “Estou desacreditada, não tenho um candidato e não vou votar”, conclui.

Estreantes

Além dos aposentados, jovens com idade entre 16 e 17 anos que já tenham título de eleitor não são obrigados a votar. Mesmo assim, a emissão de títulos de eleitor pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) alcançou a marca de aproximadamente 14 mil novos eleitores com idade entre 16 e 17 anos, segundo o Tribunal.

Votação começa às 7h e vai até às 16h em MS

O eleitor precisa ficar atento ao horário de votação das eleições gerais do próximo dia 2 de outubro. Diferentemente de , em Mato Grosso do Sul a população vai poder votar das 7h às 16h.

O (Tribunal Regional Eleitoral de MS) publicou um aviso para o eleitor ficar atento a esta mudança para evitar eventuais transtornos e chegar a tempo em seu local de votação, que deve ser consultado com antecedência.

Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de votação nas eleições, pela primeira vez, será uniformizado pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.

Ainda de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, além de , eleitores do Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e terão a votação iniciada uma hora antes. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina