Mesmo desobrigados, ‘setentões’ garantem que vão votar domingo em Campo Grande

Além dos aposentados, pessoas com idade entre 16 e 17 anos que já tenham título de eleitor e pessoas analfabetas não são obrigadas a votar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
urna voto eleições
Imagem ilustrativa

Enquanto as sessões eleitorais de MS começam a receber eleitores a partir das 7h deste domingo, tem um grupo significativo de eleitores que não são obrigados a comparecer às urnas. É que pela legislação brasileira, quem completou 70 anos, tem menos de 18 ou é analfabeto não precisa votar.

Mas, o que não falta em Campo Grande é eleitor aposentado preparado para digitar o número do candidato e depois confirmar o voto. O Jornal Midiamax esteve na praça Ary Coelho nesta manhã (30). No conhecido reduto de aposentados, não teve quem quisesse abrir mão do exercício democrático.

Como o senhor José Barbosa, de 91 anos, que afirmou nunca ter deixado de comparecer a um pleito. “É muito importante, nunca deixei de comparecer. Nunca deixei de votar, porque a gente tem que escolher o nosso representante. Vou acordar cedinho e vou lá no Coophavilla votar”, relatou Barbosa.

Com 91 anos, senhor José diz que não abre mão de votar | Foto: Anna Gomes | Midiamax

Também na Praça Ary Coelho, o senhor Aluízio Ribeiro, de 72 anos, é mais um que não precisava sair de casa no domingo, e que disse que mesmo assim vai votar. “Voto em todas [as eleições], quem não vota não tem um representante”, disse.

“Debate de ataques”

Próximo a eles, um grupo de idosos vivia clima de política. A conversa entre os presentes era sobre o debate entre presidenciáveis na noite anterior e não havia muita gente feliz com o que viu. Mesmo assim, ninguém planeja deixar de votar no domingo.

José França, de 65, ainda está na faixa etária em que é obrigado a votar. Ao Jornal Midiamax, disse também estar desacreditado na política, mas que ainda tenho uma “chaminha de esperança”. “Assisti ao debate ontem, foi vergonhoso, um mau exemplo para a população. Em vez de ajudar, foi um mau exemplo, uma baixaria, todo mundo brigando e deixando de apresentar propostas”, comentou.

Aluízio, de 72 anos, também vai comparecer às urnas | Foto: Anna Gomes | Midiamax

“Olha, não tenho político de estimação, mas vou votar. Nem gosto muito de comentar política, porque gera muita discussão. Mas, eu acho importante o cidadão votar, independente da idade”, declarou o aposentado Cícero Caetano, de 61 anos.

Só a vendedora ambulante Elza Silva, de 61 anos, falou que não vai comparecer às cabines neste ano. “Estou desacreditada, não tenho um candidato e não vou votar”, conclui.

Estreantes

Além dos aposentados, jovens com idade entre 16 e 17 anos que já tenham título de eleitor não são obrigados a votar. Mesmo assim, a emissão de títulos de eleitor pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) alcançou a marca de aproximadamente 14 mil novos eleitores com idade entre 16 e 17 anos, segundo o Tribunal.

Votação começa às 7h e vai até às 16h em MS

O eleitor precisa ficar atento ao horário de votação das eleições gerais do próximo dia 2 de outubro. Diferentemente de Brasília, em Mato Grosso do Sul a população vai poder votar das 7h às 16h.

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) publicou um aviso para o eleitor ficar atento a esta mudança para evitar eventuais transtornos e chegar a tempo em seu local de votação, que deve ser consultado com antecedência.

Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de votação nas eleições, pela primeira vez, será uniformizado pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.

Ainda de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, além de Mato Grosso do Sul, eleitores do Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Pará terão a votação iniciada uma hora antes. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.

Conteúdos relacionados

refis
Jogo do 'tigrinho'