Com estoque suficiente, MS libera 4ª dose contra covid para pessoas a partir de 50 anos

Vacina deve ser tomada após 4 meses da aplicação da 3ª dose, segundo a Secretaria de Saúde
| 23/03/2022
- 08:17
Com estoque suficiente, MS libera 4ª dose contra covid para pessoas a partir de 50 anos
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul amplia a 4ª dose contra covid para pessoas a partir de 50 anos. Com estoque suficiente, segundo afirmou ao Jornal Midiamax o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, as vacinas já estão disponíveis nos municípios para este público. A imunização, no entanto, só deve ser feita após 4 meses da aplicação da 3ª dose.

“Nós resolvemos ampliar para 50 anos ou mais, antecipando inclusive o Ministério da Saúde. Ao que sei apenas 7 estados brasileiros estão neste ritmo de vacinação: alguns acima de 80 anos, alguns 70 e aqui começamos acima de 50 anos. Queremos vacinar a todos e temos estoque suficiente para contribuir com essa faixa de maior risco”, afirmou o secretário. 

Conforme Resende, reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) tomou a decisão na última segunda-feira (21), levando em conta “às necessidades de adoção de medidas que visem a redução da mortalidade em idosos causada pela , bem como, a proteção da força de trabalho para manutenção do funcionamento dos serviços de saúde e da população em geral”. 

Nesta quarta-feira (23), a publicação da SES deve sair no Diário Oficial. O público a ser imunizado inclui as pessoas acima de 50 anos ou mais, idosos a partir de 60 anos, indivíduos imunocomprometidos com 18 anos, trabalhadores de saúde e gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto). 

Ainda de acordo com a SES, a vacina a ser utilizada será, preferencialmente, a da ou então a AstraZeneca.

Público apto a tomar a dose

Mato Grosso do Sul tem, atualmente, 85.863 trabalhadores da saúde, 282.802 pessoas com 60 anos ou mais, 354.556 pessoas com 50 anos ou mais, 2.158 gestantes e puérperas aptos a receber a quarta dose.

Veja também

Em Campo Grande, pai e mãe de uma criança foram presos por maus-tratos após bater nela e forçá-la a pedir esmola

Últimas notícias