Casa da Mulher Brasileira comemora 7 anos e novos membros do Conselho Municipal de Direitos
No Dia Internacional da Mulher evento reuniu autoridades para comemorar atendimentos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No Dia Internacional delas, a Casa da Mulher Brasileira, a primeira do país e instalada em Campo Grande, comemorou nesta terça-feira (7) a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e os sete anos de atendimento pelo apoio as vítimas que sofreram violência doméstica com acolhimento, enfretamento e valorização do público feminino.
A subsecretária Municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, destacou que desde a entrega da inauguração, a casa sofria com a falta da sala do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), entregue em 2020. Vítimas precisam se deslocar até outra unidade da Capital para os exames, o que acabava “perdendo” a continuidade do processo criminal, por exemplo, mulheres que não tinham condições de comprar passagem de ônibus ou não ter com quem deixar os filhos, não retornava. Sendo assim, confirmação e provas também podem se perder no processo pela demora.
Agora, para a sala de atendimento, o setor aguarda a contração de um médico legista, que deve ser selecionado em breve. Ela entregou placas de moção para delegados, juízes e representantes de comerciantes que auxiliaram no trabalho da Casa.
A juíza Jaqueline Machado, da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, elogiou o trabalho dos funcionários nesses anos. “Ajudaram ao menos uma mulher vítima de violência”. Ela também ressaltou que o poder público evitou o encerramento das atividades, através da implantação de novos serviços destinados à mulher.
“Pessoas precisam entender que o feminismo é um ato político, porque através dele chegamos aqui hoje. O movimento agrega o direito das mulheres. Através de outras pudemos ter voz. Também não deve ter rivalidade feminina. Uma mulher que assume um posto de poder e não puxar outras mulheres está produzindo o patriarcado”, disse.
Em discurso, a representante pediu ainda para o apoio também surgisse dos homens, evitando atitudes corrosivas, como piadas sexistas, falas misóginas e críticas às mulheres em grupos de amigos, no WhatsApp.
O prefeito Marquinhos Trad acompanhou a solenidade dando o parabéns a todas presentes. “Sou um prefeito feminista, convoco a se levantarem comigo e brigar por essa causa”.
Atendimentos
A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande já realizou 1.279 atendimentos com retorno e 16.472 encaminhamento aos demais setores que apoiam uma vítima, como o psicossocial, acompanhamento psicossocial continuado, Vara da Violência Doméstica e Familiar, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, Guarda Municipal e Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento e setor de transporte.
Apenas em fevereiro deste ano, foram feitas 427 abordagens da PM às vítimas, 510 encaminhamentos para Defensoria Pública e 4.137 atendimentos psicossociais.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Agetran divulga mudanças de funcionamento dos ônibus para o fim do ano
A linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone estará suspensa entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Clubes de MS realizam assembleia para alterar estatuto e novo presidente da FFMS pode ser decidido
Assembleia ocorre após TJD-MS prorrogar prazo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.