Casa da Mulher Brasileira comemora 7 anos e novos membros do Conselho Municipal de Direitos
No Dia Internacional da Mulher evento reuniu autoridades para comemorar atendimentos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No Dia Internacional delas, a Casa da Mulher Brasileira, a primeira do país e instalada em Campo Grande, comemorou nesta terça-feira (7) a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e os sete anos de atendimento pelo apoio as vítimas que sofreram violência doméstica com acolhimento, enfretamento e valorização do público feminino.
A subsecretária Municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, destacou que desde a entrega da inauguração, a casa sofria com a falta da sala do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), entregue em 2020. Vítimas precisam se deslocar até outra unidade da Capital para os exames, o que acabava “perdendo” a continuidade do processo criminal, por exemplo, mulheres que não tinham condições de comprar passagem de ônibus ou não ter com quem deixar os filhos, não retornava. Sendo assim, confirmação e provas também podem se perder no processo pela demora.
Agora, para a sala de atendimento, o setor aguarda a contração de um médico legista, que deve ser selecionado em breve. Ela entregou placas de moção para delegados, juízes e representantes de comerciantes que auxiliaram no trabalho da Casa.
A juíza Jaqueline Machado, da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, elogiou o trabalho dos funcionários nesses anos. “Ajudaram ao menos uma mulher vítima de violência”. Ela também ressaltou que o poder público evitou o encerramento das atividades, através da implantação de novos serviços destinados à mulher.
“Pessoas precisam entender que o feminismo é um ato político, porque através dele chegamos aqui hoje. O movimento agrega o direito das mulheres. Através de outras pudemos ter voz. Também não deve ter rivalidade feminina. Uma mulher que assume um posto de poder e não puxar outras mulheres está produzindo o patriarcado”, disse.
Em discurso, a representante pediu ainda para o apoio também surgisse dos homens, evitando atitudes corrosivas, como piadas sexistas, falas misóginas e críticas às mulheres em grupos de amigos, no WhatsApp.
O prefeito Marquinhos Trad acompanhou a solenidade dando o parabéns a todas presentes. “Sou um prefeito feminista, convoco a se levantarem comigo e brigar por essa causa”.
Atendimentos
A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande já realizou 1.279 atendimentos com retorno e 16.472 encaminhamento aos demais setores que apoiam uma vítima, como o psicossocial, acompanhamento psicossocial continuado, Vara da Violência Doméstica e Familiar, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, Guarda Municipal e Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento e setor de transporte.
Apenas em fevereiro deste ano, foram feitas 427 abordagens da PM às vítimas, 510 encaminhamentos para Defensoria Pública e 4.137 atendimentos psicossociais.
Notícias mais lidas agora
- Cabelo ‘na régua’ e camiseta polêmica: advogado explica look de padrasto de Sophia para julgamento
- Christian nega agressão que matou Sophia durante banho: ‘Stephanie que deu banho nela’
- ‘Ela não matou’: Defesa vai tentar absolvição de mãe de Sophia pela morte da menina
- Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
Últimas Notícias
Terremoto de magnitude 7 atinge a Califórnia e governo emite alerta de tsunami nos EUA
Mais de 4 milhões de pessoas estão em alerta para tsunami
De design de sobrancelha a inteligência artificial, Sejuv abre inscrições para nove cursos gratuitos
Ao fim dos cursos, os alunos recebem certificado. As vagas são limitadas
Deputados aprovam PL que permite que Funsau administre mais hospitais públicos e apreciam outros projetos do Executivo
Seis proposições foram aprovadas durante a Ordem do Dia de hoje
Bancada federal de MS aprova R$ 53 milhões para água nas aldeias, diz Vander Loubet
Indígenas realizaram protesto em MS devido a falta de água
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.