Com o intuito de acelerar o processo de consultas e exames médicos, a Casa Rosa conseguiu diminuir a demanda de serviços para especialidade de mastologia, no SUS (Sistema Único de Saúde) e foca em ajudar as mulheres que estão em busca de um diagnóstico preciso sobre o de mama.

O , de autoria do vereador Drº Victor Rocha (PP), foi implementado em novembro do ano passado e considera como prioridade a celeridade no diagnóstico médico, visando o bem-estar da paciente e também rapidez no tratamento.

Dr º Victor Rocha apresentou a proposta considerando que o atendimento no SUS tem um tempo aproximado de dois anos, entre um diagnóstico negativo ou positivo para doença. O prazo é alto, visto que muitas mulheres morrem em decorrência da doença no Brasil.

Em seis meses, a Casa Rosa atendeu 1995 mulheres, dentre o montante, 30 foram diagnosticadas com câncer e seguem em tratamento. O serviço tenta acelerar o tempo de espera e foca em quem realmente precisa da orientação médica especializada, otimizando a entrega de diagnóstico em 15 dias ou no máximo um mês.

A Casa Rosa conseguiu diminuir a alta demanda do SUS e para o autor, o serviço conseguiu alcançar os resultados esperados e ainda segue com intuito de diminuir as filas de espera na saúde pública. “Nosso ambulatório está com uma taxa de diagnóstico acima de 3%, o que significa que a cada 31 pacientes novas, um novo caso de câncer será diagnosticado, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Temos atendido pacientes da Capital e de 34 municípios de Mato Grosso do Sul. Nossa intenção é abrir a possibilidade de agendamento direto, para que a paciente possa escolher qual a melhor data para a consulta e realização de seus exames”, disse o parlamentar.