A Ford F4000 é o caminhão de maior sucesso no Brasil. O modelo foi fabricado entre 1975 e 2011 e, posteriormente, de 2014 a 2019. Considerada uma linha lendária de automóveis, que revolucionou o mercado desde o seu lançamento, o caminhão ainda conta com amantes fieis ao redor do mundo. Em , proprietários se reuniram para criar a associação Galera da F4000 e realizam encontro neste domingo (22).

Admiradores se reúnem para adesivagem de caminhão (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

A concentração acontece no estacionamento da abandonada do Centro de Belas Artes, na Avenida Ernesto Geisel, 407. Lá, admiradores contam que os veículos são utilizados para hobby e trabalhos de frete. Marcos Antônio dos Santos, 53 anos, é motorista e presidente da associação.

Ele disse ao Jornal Midiamax que montou o clube para ajudar a população campo-grandense, bem como reunir pessoas em prol do bem comum: a preservação da memória da F4000.

Ao longo do dia, condutores que também possuem o veículo – mesmo os não participantes da associação – podem a comparecer ao local para fazer a adesivagem do caminhão.

“Eu montei o grupo já vai fazer um ano. Esse é o 2º encontro para adesivagem […] a gente vai adesivar, queimar uma e tomar um refrigerante”, comemora o presidente.

Weslley Cley Meira da Silva, 30 anos, já garantiu o seu lugar de destaque na ‘mini exposição’ a céu aberto nesta manhã. Ele trabalhava em depósito de material e revela que foi sempre fã do modelo. Para conseguir comprar a sua F4000, vendeu até o carro da sogra.

Brasão da associação Galera da F4000 (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

“Pelo meu ramo, eu precisava de uma e sempre gostei de caminhão. É de 82 a minha e tem me atendido nas necessidades”, afirma. Mesmo com um veículo de passeio na garagem, Weslley afirma a preferência por passear com seu veículo da Ford.

O encontro da Galera da F4000 será realizado até o fim do dia no estacionamento da abandonada do Centro de Belas Artes (Foto: Avenida Ernesto Geisel, nº 407). Evento estará fazendo adesivagem dos veículos e também recebe a população para contemplação dos caminhões.

Roda personalizada de F4000
Roda personalizada de F4000 (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

A linha F4000 chegou ao fim

Em 2019, a Ford anunciou o fechamento da fábrica de caminhões de São Bernardo Do Campo (OS), chegando ao fim a produção da Ford F4000, da F350, de toda a linha Ford Cargo e do Fiesta. Com o fim da produção dos caminhões Ford no Brasil, a Tropical Cabine também fechou sua fábrica, no Paraná.