Além de blindados e sobrevoo, soldados pintam meio-fio no Dia da Independência

Exército no Brasil se formou um ano antes do Grito da Independência e soldados foram fundamentais para a República

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Soldados fizeram reparos minutos antes do desfile em Campo Grande (Marcos Ermínio, Midiamax)

A poucos minutos do início do desfile da Independência do Brasil, soldados do Exército Brasileiro davam um toque final com tinta no meio-fio da Rua 13 de Maio, em Campo Grande, nesta quarta-feira (7). Imagem bem diferente de 200 anos atrás, quando foi proclamado o Grito do Ipiranga, em São Paulo. Um ano antes, em 1821, formou-se o Exército Brasileiro, a partir da contratação e alistamento de civis e algumas tropas coloniais portuguesas.

O Exército se opôs às forças portuguesas, que controlavam algumas partes da nação. Depois de três anos de conflito armado, Portugal reconheceu a independência do Brasil, e em 29 de agosto de 1825 foi assinado o Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal.

Soldados em Campo Grande

Para a população, que vai ao Centro para ver o desfile cívico e militar, um reparo desnecessário de última hora, já que o desfile é marcado pelo glamour do desfile das forças armadas em Campo Grande, com sobrevoo e desfile de blindados nas ruas.

“É chato, né? Colocam a rapaziada ali para pintar meio-fio, já são tão zoados por causa disso. Deixa hoje para eles desfilarem. Olha a banda, que bonita. Tem tanque aí na rua, vai ter sobrevoo. Para que colocar o pessoal pintando a rua?”, pontua um pai de família, ao ver a situação.

Na internet, a situação sempre é criticada pela população. Confira alguns memes:

https://twitter.com/fernandesfabio/status/1567314182135058432

Conteúdos relacionados