A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) informou, nesta quarta-feira (22), que passa a utilizar drones como ferramenta tecnológica durante as fiscalizações em locais de monitoramento, como as estradas de Mato Grosso do Sul ou em áreas onde a agência atua.

O equipamento já foi usado, como teste, durante uma operação na BR-060, saída de para Sidrolândia, contando com uma equipe que envolve policiais militares e agentes técnicos, na última segunda-feira (20).

Os drones devem prestar apoio a equipes das câmaras técnicas que fiscalizam elétrica, saneamento básico, resíduos sólidos e transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Foi realizado treinamento no curso de Operação de Aeronave Remotamente Pilotada, ministrado por meio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

A capacitação envolveu conhecimento de legislação, regras de uso e aula prática de operação do equipamento, dando condições à equipe de trabalhar com os novos drones adquiridos pela agência estadual. Nas estradas, do alto, o vai ajudar a garantir a legalidade do transporte público de pessoas nas viagens intermunicipais.

“Nós fazemos as barreiras, abordamos os veículos, os fiscais fazem a conferência, e muitas vezes os ilegais fogem da operação, se escondem em estradas menores. Com o drone, é possível identificar veículos suspeitos”, explica o coronel Waldir Ribeiro Acosta, chefe da Assessoria Militar da AGEMS, que atua em conjunto com a Câmara Técnica de Transportes.

A expectativa é que o reforço tecnológico incremente ainda mais as operações que, apenas de janeiro a junho deste ano, resultaram em 2.193 veículos abordados — entre automóveis, ônibus, micro-ônibus —, com 149 autuações, 30 e 16 apreensões.

“Um dos nossos grandes compromissos é modernizar a Agência e isso tem sido feito. A digitação dos nossos serviços, o aproveitamento das novas tecnologias e a capacitação do nosso pessoal estão gerando melhores entregas para o cidadão e serviços públicos mais qualificados”, finaliza o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.