O abate de ovinos cresceu 40,2% em em 2021. Os dados são da Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura. No ano passado, MS foi o segundo Estado do Brasil que mais abateu ovinos, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul.

De acordo com a (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), o levantamento mostrou que em 2020, foram abatidos dentro e fora do Estado 6.266 animais, enquanto em 2021 o número subiu para 8.787.

Os números ainda estão distantes da realidade do passado quando o Estado chegava a abater 20 mil ovinos no ano. De acordo com o coordenador de Ovinocaprinocultura da Semagro, Márcio Henrique Boza, mesmo com um rebanho de 404.025 cabeças, o Estado ainda tem poucos estabelecimentos rurais com capacidade de produzir em larga escala para atender ao mercado consumidor.

O secretário de Produção, Jaime Verruck salienta que a meta da Semagro é trazer maior dinamismo para as atividades voltadas para o setor. “Os avanços obtidos até agora ocorreram pelas ações da Câmara, em especial com a instalação da PDOA (Propriedade de descanso de ovinos para abate), iniciativa que resultou na transformação na maneira de comercializar ovinos no Estado. Isso mostra o quanto a atividade pode crescer no Estado”.