5G estreia segunda-feira em Campo Grande, mas uso ficará ‘restrito’ à área central

Centro e alguns trechos de bairros têm concentração de celulares aptos à nova tecnologia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mapa mostra celulares aptos a receber o 5G em Campo Grande. (Foto: Reprodução site Nperf)

Parece estar tudo certo para a chegada da tecnologia 5G em Campo Grande a partir de segunda-feira (19). A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai liberar o sinal e as operadoras Claro, Vivo e Tim dizem estar preparadas para transmitir aos clientes. Porém, o site Nperf mostra que a concentração de celulares aptos a receber a tecnologia estão na região central de Campo Grande.

O site tem um mapa com a cobertura 5G no mundo e mostra a concentração de usuários com celulares aptos em cada cidade. O dado é baseado em pessoas que usam o aplicativo Nperf em seus smartphones, que também mede a velocidade da internet que chega nos aparelhos.

Em Campo Grande, há concentração de aparelhos na extensão da avenida Afonso Pena e na rua Bahia. Há também em parte da avenida Mato Grosso e das ruas 25 de dezembro, Antônio Maria Coelho, Marechal Rondon. Além de trechos da avenida Eduardo Elias Zahran e Fernando Corrêa da Costa.

Celulares com tecnologia 5G

Para ter acesso ao 5G, que é a tecnologia que substitui o 4G e promete mais velocidade e eficiência na navegação, são necessárias várias etapas. Depois da liberação do sinal pela Anatel, as operadoras precisam se preparar em termos de estrutura para receber e oferecer o sinal standalone. Já o usuário precisa de um smartphone compatível com o 5G e um chip que também suporte a tecnologia.

A Anatel disponibiliza um painel de informações onde é possível consultar os smartphones 5G certificados e homologados. A agência recomenda que antes de adquirir um celular, o cliente verifique o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consulte a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.

Ao conferir se o modelo do seu celular está na lista, é importante verificar se ele tem a operação SA que significa compatível com o 5G Standalone. Na lista dos compatíveis está, por exemplo, o Xiaomi 12, Motorola Edge 20, iPhone 13, Nokia G50 e Galaxy S21.

Confira a lista completa NESTE LINK.

Operadoras dizem que estão prontas

De acordo com a Anatel, as operadoras têm até dia 28 de novembro, quando vence a obrigação prevista em edital, para ter no mínimo 11 estações de 5G ativadas em Campo Grande. Questionadas pelo Jornal Midiamax, as operadoras não informaram sobre as estações, o número de antenas e nem os bairros contemplados.

A TIM afirma que está preparada para iniciar a operação comercial da rede 5G SA (standalone) em Campo Grande na próxima segunda-feira (19), seguindo a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), concedida na tarde de quarta-feira (14) em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

A Claro afirma que está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G+ em Campo Grande e aguarda a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi. “O 5G+ é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade para os clientes da capital, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos”.

A operadora explica ainda que a adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato e qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.

A Vivo disse estar pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências.

Conteúdos relacionados

chuva
John Ashley, Observatório Nacional