Vereadores de Dourados debatem rateio de recursos do Fundeb
Discussão foi feita durante reunião da Comissão de Educação nesta terça-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um grupo de vereadores de Dourados está discutindo a possibilidade de rateio de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira (23) na Câmara de Vereadores.
A Comissão de Educação, composta pelos vereadores Maurício Lemes, Elias Ishy e Sérgio Nogueira, iniciou o debate, que contou com a participação de representantes do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados) e do Comacs (Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério).
No entendimento do presidente do Simted, Thiago Coelho, 70% do total de recursos que devem ser destinados ao pagamento dos profissionais da educação básica, conforme determina o art. 26 da Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamenta o Fundo, e também o parecer de Tribunais de Contas favoráveis ao pagamento do rateio.
Durante a reunião também foi reiterado o relatório apresentado no Parecer 02/2021 do CACS/FUNDEB, aprovado pela maioria absoluta dos conselheiros e conselheiras no dia 17 de novembro de 2021, favorável ao processo, segundo o documento, “evitando, assim, a devolução de recursos financeiro e de incorrer má gestão”.
Os parlamentares e representantes sindicais pediram transparência na utilização de todos os valores que compõem o Fundeb, de forma detalhada, demonstrando a origem das verbas e aplicações. Informar à Comissão a aplicação dos valores oriundos dos royalties do petróleo.
O grupo também pediu a comprovação dos recursos do que estão sendo destinados somente para pagamento de profissionais da Educação que exercem atividades nas escolas municipais e centros de educação infantil.
A reportagem do Midiamax apurou junto à Prefeitura de Dourados que os representantes da Comissão de Educação da Câmara já solicitaram uma reunião com prefeito Alan Guedes (PP). O encontro ainda não foi agendado, mas deve acontecer até o final de semana.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.