Um grupo de servidores estaduais se reuniram para promover o incentivo a prática de esportes, criando um grupo de ciclismo em Campo Grande. O grupo de pedal foi lançado oficialmente neste sábado (29), em cerimônia organizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande, onde acontece aos fins de semana e feriados o projeto Amigos do Parque.

O projeto é uma forma de oferecer qualidade de vida através do exercício físico ao ar livre, além de propiciar momentos de descontração e confraternização entre os servidores. “Passamos a semana inteira focados no trabalho e acabamos não tendo tempo de conhecer melhor os colegas. Então, ter a oportunidade de um convívio mais agradável e harmonioso, buscando qualidade de vida, principalmente nesse momento tão difícil de pandemia, sem dúvida alguma é muito importante”, frisa o diretor-presidente da , Marcelo Ferreira Miranda.

“Vamos estabelecer rotas agradáveis, começando aqui pelo Parque dos Poderes. Será uma forma também de conhecer diversos lugares da nossa capital. Campo Grande oferece trilhas maravilhosas que vão tornar o sábado mais agradável e saudável”, complementa Miranda.

Os encontros entre ciclistas vão ocorrer sempre aos sábados, com concentração a partir das 7h30 na rotatória da com a Hiroshima e saída às 8h. “Todos os sábados teremos um roteiro diferente. Começaremos com um percurso para iniciantes. Todos podem participar e conforme o grupo for evoluindo e ganhando ritmo, a intensidade será aumentada”, explica a gerente-geral de Atividades Desportivas da Fundesporte, Karina Pereira Quaini.

Quem já praticava atividade física no Parque dos Poderes aos fins de semana e passará a integrar o grupo de ciclistas é a secretária de Administração e Desburocratização do governo estadual, Ana Carolina Nardes. “Sempre estou no Parque com minha família e agora vou aderir ao grupo de ciclismo, pegar umas dicas técnicas com os professores da Fundesporte”.

“Para a SAD, a ‘casa' do servidor público estadual, é uma satisfação ver essa iniciativa da Fundesporte. Temos alto índice de afastamento de servidores por problemas de saúde em nosso estado e é importante, principalmente na pandemia, que a gente incentive a prática esportiva. Esporte é saúde e aumenta a imunidade”, finaliza a titular da SAD.

Durante as atividades, protocolos de biossegurança contra a Covid-19 serão respeitados, como o distanciamento entre os ciclistas durante o percurso, disponibilização de álcool em gel aos participantes e avisos constantes sobre o não compartilhamento de objetos pessoais (equipamentos e garrafas d'água, por exemplo).

Após a cerimônia de lançamento do grupo neste sábado (29), os servidores ciclistas deram uma volta-teste no Parque dos Poderes. A Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas (Gedel) da Fundesporte coordenada a ação e está cadastrando interessados em aderir ao projeto ciclístico. Além de servidores, a população em geral está convidada a participar. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp no (67) 99322-5990 ou 99911-4015.

Para fazer parte, basta ter uma bicicleta e capacete de proteção, cujo uso é obrigatório. Também é recomendada a utilização de luvas e garrafinhas d'água (squeezes) individuais. Os coordenadores técnicos do grupo são os professores da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez e Marcelo Simões.

Os interessados também podem desfrutar do serviço do City Bike, que aluga bicicletas e está localizado na entrada do Parque dos Poderes (na rotatória da Mato Grosso). Para servidores, há desconto. A locação sai por R$ 10. A iniciativa é da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD).