Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saiba identificar: pais relatam surto de síndrome Mão-Pé-Boca em Campo Grande após alerta

Relatos de pais confirmam alerta de unidade de Saúde da Capital sobre aumento de casos
Arquivo -
Relatos apontam que síndrome da ‘mão-pé-boca’ é extremamente contagiosa entre crianças
Relatos apontam que síndrome da ‘mão-pé-boca’ é extremamente contagiosa entre crianças

O alerta feito por uma unidade de saúde de Campo Grande sobre o surto da síndrome Mão-Pé-Boca deixou diversos pais e mães preocupados sobre o assunto. Diversas pessoas relataram ao Jornal Midiamax nesta semana casos de crianças contaminadas pela doença, que na maioria das vezes começa com uma febre e machas na pele.

Conforme o alerta da unidade de saúde, a síndrome se trata de uma infecção viral contagiosa causada por um Enterovírus chamado Coxsackie A. Larissa dos Santos, de 21 anos, presenciou de perto a doença atingir seu filho, de 11 meses, e sua filha, de 2 anos.

Segundo a mãe, o primeiro a ser acometido pela doença foi seu filho mais novo, “ele começou a apresentar febre e logo depois surgiram várias manchas, principalmente na mão, boca e nos pés. No dia seguinte, minha filha apresentou os mesmos sintomas”, relatou Larissa.

Não foi apenas Larissa que se espantou com a velocidade com que o vírus se espalha entre as crianças. Helen Ferreira, de 39 anos, conta que suas filhas gêmeas, de 1 ano, foram contaminadas após um surto que atingiu a escola onde as duas estudavam. Também nesse caso, febre e manchas estavam presentes.

“A escola suspeitou dos sintomas dos alunos, permitindo um rápido diagnóstico. Chegamos no médico já sabendo o que era e isso facilitou, mas não impediu a garganta delas de encher de ferida. Os antialérgicos ministrados deram uma boa segurada nas feridas da pele, os rostos delas não foram tão afetados”, contou a mãe.

O filho de Beatriz Sodé também apresentou sintomas parecidos antes de ser diagnosticado. “No começo ele teve (aftas) dentro da boca, não comia direito e nem mamava, teve febre várias vezes. Agora, ele está com algumas manchas em volta da boca e nas ‘perninhas’ dele, mas está sarando”.

Os relatos são parecidos e os sintomas descritos condizem com o relatado pela unidade de saúde da Capital, desaparecendo em poucos dias. De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde) existem alguns sintomas que podem ajudar os pais a identificar a doença. Confira:

  • Erupções na pele das mãos e pés
  • Aftas na boca (dificultando a alimentação)
  • Febre alta dias antes ao aparecimento das lesões
  • Dor no corpo
  • Falta de apetite

Devo procurar um médico?

A Sesau explica que a doença não possui um tratamento específico, pois se trata de uma virose, mas a família deve procurar uma unidade de saúde caso os sintomas estejam causando fortes incômodos ao paciente. Além disso, é orientado que o paciente cumpra isolamento social até orientação médica para retorno.

Para quem divide o mesmo ambiente que a criança, a orientação de prevenção segue as etiquetas de boa higiene, como lavar mãos com água e sabão frequentemente, limpar e desinfetar objetos sujos ou infectados, além da etiqueta respiratória.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados