Muita fila, mas com aplicação rápida: 1º dia de dose reforço da Janssen movimenta postos em Campo Grande

A Capital recebeu 33.240 doses da Janssen destinadas à aplicação do reforço vacinal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O primeiro dia de vacinação da dose reforço da Janssen em Campo Grande teve muita fila, mas com o atendimento agilizado, a aplicação foi rápida aos moradores que procuraram os postos de imunização nesta quinta-feira (9). A Capital recebeu 33.240 doses da Janssen destinadas à aplicação do reforço vacinal.

[Colocar ALT]
Foto: Leonardo de França, Midiamax

No drive-thru da UCDB, 11 boxes atendem os moradores nesta quinta, entre as 12h e 21h. O coordenador do drive, Damásio Filho, disse que a estimativa é atender 600 pessoas hoje, entre aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose.

A vendedora Otília Peres, de 44 anos, foi tomar a dose de reforço da vacina da Janssen e aproveitou para conscientizar os moradores. “Foi rápido e fui muito bem atendida. Acho que foi uns 20 minutos do final da fila até o box. Vacina é vida, se imunizem. É o que falo para as pessoas”, disse.

Aproveitando para tomar a terceira dose, Flávio Muller, de 25 anos, engenheiro de software, foi com o irmão, Leonardo Muller, de 21 anos, tomar dose da Pfizer. “Viemos juntos pela facilidade. Tomamos em datas parecidas e para facilitar, viemos juntos. É essencial se vacinar para passar pela pandemia e lidar com as novas variantes”, disse.

Na Seleta, a fila de moradores em busca da nova dose se formou, mas com o atendimento rápido, todos eram vacinados e saíam do local rapidamente.

[Colocar ALT]
Drive UCDB – Foto: Leonardo de França, Midiamax

Márcio Victor, de 42 anos, é corretor e foi tomar a dose reforço da Janssen. Ele diz que as doses recomendadas são importantes não só para a segurança pessoal, mas para a segurança da família. “Vim tomar a dose para ficar livre dessa doença. Todos em casa já tomaram, meus sogros, esposa, todos”.

Bruno Miguel, de 25 anos, a drag queen Bruandra Guel, também foi garantir a 2ª dose da Janssen. “Confio na vacina, é o melhor meio de sair dessa situação o quanto antes. Pelos estudos que foram desenvolvidos não há motivos para reclamar, devemos deixar a ciência fazer o seu trabalho”, disse.

Calendário

Campo Grande ampliou a vacinação com a dose de reforço e aplica a 2ª dose da Janssen nesta quinta-feira (9). Além disso, o município continua com a 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina contra covid disponíveis nos pontos de imunização. 

Para tomar a 2ª dose da Janssen, é preciso ter sido vacinado até o dia 1º de julho, independente da idade. Já para tomar a 3ª dose, pessoas com 18 anos ou mais precisam ter completado o esquema vacinal, ou seja, terem tomado as duas doses da vacina, até o dia 9 de agosto. 

Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que o paciente deve apresentar laudo médico.

Ainda segundo o calendário, podem completar o ciclo vacinal aqueles que receberam a primeira dose da Astrazeneca até o dia 9 de outubro. Também deve comparecer aos postos quem recebeu a Coronavac até o dia 18 de novembro ou a Pfizer até o dia 19 de novembro. A primeira dose continua disponível para todos com 12 anos ou mais.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

cobra