Equipes iniciam obras no corredor de ônibus da avenida Marechal Deodoro
As equipes iniciaram a obra de drenagem e remoção do asfalto antigo na avenida Marechal Deodoro, braço do corredor sudoeste do transporte coletivo de Campo Grande. A rua será a ligação do terminal Aero Rancho com o centro da cidade, passando pelo terminal Bandeirantes. O projeto prevê 1,1 km de drenagem, 5,5 km de recapeamento […]
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As equipes iniciaram a obra de drenagem e remoção do asfalto antigo na avenida Marechal Deodoro, braço do corredor sudoeste do transporte coletivo de Campo Grande. A rua será a ligação do terminal Aero Rancho com o centro da cidade, passando pelo terminal Bandeirantes. O projeto prevê 1,1 km de drenagem, 5,5 km de recapeamento na via e a implantação de quatro estações de pré-embarque.
Conforme informações da prefeitura, a faixa exclusiva para ônibus será implantada a partir da rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima. As estações de pré-embarque serão implantadas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a avenida Panambi Vera e a rua Guaraí ; entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro. A última estação será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito.
A avenida Marechal Deodoro e seu prolongamento, a avenida Hunter Hans, serve de linha divisória de duas regiões urbanas da cidade: Lagoa e Anhaduizinho.
Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. No trecho Guia Lopes/Brilhante, já foram feitas as sinalizações horizontal e vertical, os semáforos estão instalados e a partir de março será concluída a implantação das estações programadas para o trecho de 2,2 km. Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados, haverá a instalação de sete estações e implantado mais 800 metros de drenagem na Rua Salim Maluf, captando as águas pluviais desde a Avenida Joaquim Dornellas e, com isto, eliminando um ponto de alagamento na Rua Brilhante.
Corredores de ônibus
A primeira etapa do corredor Norte já foi recapeada, na rua Bahia. O corredor vai ligar o centro da cidade, a partir do cruzamento com a Afonso Pena, até os terminais General Osório e Nova Bahia.
A Prefeitura de Campo Grande informa que está sendo feito um trecho de 146 metros de drenagem de uma rua transversal, a Eduardo Santos Pereira, para captar a enxurrada da rua Rio Grande do Sul. Esta água vai escoar pela tubulação implantada na Rua Bahia, para onde estão planejadas 4 estações de pré-embarque, além de nova sinalização.
Está sendo preparada a licitação da segunda etapa do Corredor Sul, na Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Salgado Filho. Está em licitação o projeto do corredor exclusivo de ônibus na Rui Barbosa.
Os corredores de transporte estão previstos no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, em vigor desde 2015. São 69 km de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte ), passando pelo Centro da cidade.
Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos. Com isso, a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos. O resultado será tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa.
(com informações da PMCG)
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