Em Campo Grande, 4 mil recebem mensagem do Ministério para pesquisa sobre Covid

Mensagens serão enviadas ainda nesta semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta semana, Mato Grosso do Sul participa do PrevCov (Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil). O Ministério da Saúde irá enviar mensagens para 4 mil moradores de Campo Grande, selecionados para a pesquisa.

A pesquisa visa entender qual é o comportamento do coronavírus no Brasil. “Os participantes do estudo serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19, apontando quem já foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação”, explica a nota do Ministério.

Então, desde a última segunda-feira (17), 4.239 campo-grandenses devem ficar de olho nos celulares. De acordo com o Ministério, as mensagens devem chegar via SMS ou WhatsApp.

Em MS, apenas Campo Grande foi selecionada para participar do programa. Os municípios foram selecionados durante participação no PNAD Covid-19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que foi realizado em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São 211.129 brasileiros selecionados, em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios.

Para quem for selecionado, o Ministério destaca que nenhum dado pessoal será solicitado. Dias depois de receber a mensagem, o campo-grandense irá receber uma ligação da central, para confirmação da participação.

Na ligação, a equipe fará uma breve entrevista com o escolhido. Caso o selecionado aceite participar, a central faz o agendamento para a coleta. O coletador irá até a casa do participante com identificação.

Então, a coleta será na residência, sem necessidade de deslocamento da pessoa. O selecionado deve assinar um termo de consentimento para a coleta de sangue.

“Os participantes terão acesso ao exame de forma individual. O Ministério da Saúde divulgará os resultados da pesquisa em documentos técnicos e coletivas de imprensa – a previsão de conclusão é para setembro deste ano”, informou a Pasta.

Conteúdos relacionados