Acaba sexta-feira (10) o período para os candidatos aos vestibulares da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo Vestibular (PSV) 2022, que está com 962 vagas para 33 cursos de graduação, e também do vestibular para o curso de Licenciatura em Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais), com 30 vagas. 

A taxa custa R$ 100 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da Uniã, em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco. No entanto, existe a possibilidade de entrar com o pedido de gratuidade da taxa, no caso do candidato que não tiver condição econômica de arcar com esse pagamento. Tal direito é garantido para pessoas em duas situações. As que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e as que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. 

Para solicitar esse benefício é preciso primeiro realizar a inscrição no vestibular, no site da UFGD, clicar em “ISENÇÃO”, preencher o formulário de isenção e enviar eletronicamente (pela internet) os documentos indicados no formulário, ou seja, a partir dos dados que o candidato inserir no formulário é que o sistema vai indicar quais serão os documentos necessários para comprovar a situação econômica. 

Como a variedade de documentos é muito grande, dependendo de cada profissão dos membros da família, a relação dos comprovantes é feita pelo próprio sistema e não está no edital do vestibular para ser lida previamente. A lista de documentos para comprovação de renda que está no site do vestibular é para outra etapa, a de matrícula dos aprovados e convocados. 

Porém, quatro documentos estão disponíveis logo no início das páginas dos vestibulares sinalizados para esse processo da isenção, são as declarações de renda, de ausência de renda, de recebimento de pensão alimentícia e de estudante de escola pública. 

Para entrar na UFGD, a única cobrança feita é essa taxa de inscrição no vestibular, já que todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário o pagamento de nenhuma mensalidade.

Além disso, do total de vagas oferecidas, aproximadamente 50% são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a legislação sobre as cotas nas universidades federais.

Principais datas

De acordo com o cronograma do Vestibular 2022, a divulgação do resultado da análise de isenção será publicado em 15 de dezembro, a partir das 17h, na página do vestibular, e quem tiver o pedido indeferido (negado) e precisar entrar com recurso, terá dois dias (16 e 17/12) para isso. Por conta do recesso de final de ano, a homologação dessa etapa de recurso será divulgada somente em 7 de janeiro de 2022, no entanto, os candidatos ainda terão uma semana, se for necessário, para fazerem o pagamento da taxa de inscrição, já que o prazo termina em 14 de janeiro. 

As provas de redação e objetiva acontecerão em 20 de março de 2022, no período vespertino, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados e Campo Grande (PSV 2022) e somente em Dourados para a Licenciatura em Letras-Libras.

Para maior segurança do candidato, as informações sobre o PSV-2022/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail: vestibular@ufgd.edu.br ou pelo whatsapp (67) 99332-4046.