As escolas municipais de devem retornar com as aulas presenciais no dia 1° de março, com diversas medidas de biossegurança, como o uso de , distanciamento e revezamento de turmas com capacidade para 50% dos alunos.

O retorno das atividades presenciais e protocolos de biossegurança foram divulgados no Diário Oficial do Município. As medidas foram aprovadas pelo Comitê Municipal de Governança de Crise.

Os alunos serão organizados para manterem uma distância mínima de 1,5 m nas salas de aula, eles não realizarão a troca de salas para evitar circulação entre turmas.

De acordo com o decreto, não será permitido o acesso de pessoas/visitantes e serviços não essenciais, o uso de máscara será obrigatório e seu descarte ou reuso devem seguir as orientações do Comitê Municipal de Governança de Crise.

Caberá à Secretaria Municipal de garantir o distanciamento entre os Servidores nas secretarias escolares e demais dependências. Beijos, abraços e o uso de brincos e colares também devem ser evitados por alunos e professores.

As aulas serão presenciais e haverá revezamento de turmas, 50% frequentarão as aulas durante uma semana inteira e volta para casa com atividades para a semana seguinte. Enquanto isso quem estava em casa vem à escola. Esse sistema funcionará enquanto durar a pandemia.

Segundo dados do e-cidade do ano passado, Ponta Porã conta com 16 escolas urbanas e 8 CEINF's, além de 04 escolas rurais. O total de alunos matriculados até o dia de hoje é de 11.226. Comparado ao ano de 2020, a redução é de cerca de 20%.