Além das mortes, Covid-19 também diminui taxa de nascimentos em MS
Além de causar mais de 3.053 mortes – até a manhã desta terça-feira (9), a Covid-19 impactou também na taxa de natalidade em Mato Grosso do Sul. Dados divulgados pela Arpen/MS (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do MS) indicam queda de 7,44% nos nascimentos em janeiro de 2021, que é o primeiro mês em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além de causar mais de 3.053 mortes – até a manhã desta terça-feira (9), a Covid-19 impactou também na taxa de natalidade em Mato Grosso do Sul. Dados divulgados pela Arpen/MS (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do MS) indicam queda de 7,44% nos nascimentos em janeiro de 2021, que é o primeiro mês em que a gestação se iniciou durante a pandemia.
Levantamento feito em 92 cartórios de registro civil de MS mostra que, em janeiro deste ano, foram realizados 3.582 nascimentos, número 7,44% menor que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 3.870 registros. O número é ainda quase 9 pontos percentuais menor que a média histórica nacional do mês de janeiro desde 2002, que é de 1,39% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.
No Brasil, os números de nascimentos em janeiro também tiveram queda, chegando a 15,1%, com relação ao mesmo período de 2020. Foram registrados 207.901 nascimentos em janeiro de 2021, frente a 244.974 ocorridos no mesmo mês do ano anterior. Em âmbito nacional, a média histórica de variação do mês de janeiro também é de 0% ao ano, a mesma porcentagem de variação quando analisados os números do período anual.
A queda da natalidade, registrada na maioria dos Estados brasileiros, é mais uma consequência do vírus, que alterou drasticamente a forma de nos relacionarmos e de como fazemos planos para o futuro. “O nosso desejo é que passado esse momento conturbado, possamos gradualmente retornar à vida ‘normal’, para que aos casais possam realizar o sonho de ter filhos”, afirma o presidente da Arpen/MS), Marcus Roza.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.