Uber passará a exigir RG de passageiros nas próximas semanas em Campo Grande
Os novos passageiros que forem se cadastrar na plataforma de viagens da Uber em Campo Grande, precisarão fornecer ao aplicativo um documento com foto. A medida começará a valer nas próximas semanas e passageiros deverão apresentar ou a Carteira de Identidade ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Há muito tempo motoristas pediam, seja em greves […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os novos passageiros que forem se cadastrar na plataforma de viagens da Uber em Campo Grande, precisarão fornecer ao aplicativo um documento com foto. A medida começará a valer nas próximas semanas e passageiros deverão apresentar ou a Carteira de Identidade ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Há muito tempo motoristas pediam, seja em greves ou protestos, que a checagem de documentos dos usuários fosse feita com o mesmo rigor que acontece com os motoristas, para garantir mais segurança aos colaboradores.
Após anos de reclamação, a novidade foi atendida pela Uber agora. Pelo menos em parte, já que nem todos os usuários terão que passar por checagem do RG ou da CNH com foto.
Entenda
A exigência será feita, pelo menos a princípio, a usuários que não tenham cartão de crédito cadastrado e solicitem uma viagem com pagamento em dinheiro, já que crimes cometidos no aplicativo são normalmente cometidos por usuários sem cadastro de informações bancárias. O aplicativo automaticamente passará a pedir que o usuário mostre um documento.
O pedido aparecerá dentro do app do passageiro, que terá que abrir a câmera do smartphone e tirar uma foto do documento no exato momento em que solicita a corrida, da mesma forma que bancos pedem quando o usuário abre uma conta pelo celular.
Se o usuário colocar um documento falso no sistema, a Uber poderá detectar instantaneamente e mandará uma mensagem de “não foi possível checar o documento”, inviabilizando a corrida.
Como o recurso é voltado só para quem paga corridas em dinheiro, há o temor de que isso afaste a inclusão no app, já que essa forma de pagamento é mais popular nas periferias.
Segundo o presidente da Applic (Associação dos Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul), Paulo Pinheiro, a medida era muito aguardada pelos motoristas devido a segurança. “É algo que trás segurança tanto para o trabalhador como para o passageiro. A Uber é a primeira plataforma que fornece essa medida e esperamos que as outras plataformas também possam seguir o exemplo”, disse.
Atualmente, a Uber já realiza outras checagens para passageiros, como a exigência do CPF, que é conferida com a base de dados do Serasa, para usuários sem cartão de crédito.
Outros aplicativos também têm soluções de segurança com checagens antes da corrida. A 99 Pop, por exemplo, tem um recurso que pede aleatoriamente para usuários tirarem uma selfie antes de viagens para deixar o rosto da pessoa armazenado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.