A Comissão de Alienação de Bens Apreendidos em Ações Penais do TJMS (Tribunal de Justiça de ) alerta sobre golpes de falsos leilões de automóveis. Os golpistas chamam suas vítimas pelo WhatsApp e se passam por leiloeiros credenciados junto a órgãos públicos.

Recentemente, se passando por representantes do , o suspeito enviou anúncio de supostos leilões pelo WhatsApp, solicitando que os clientes depositassem um valor de entrada para a reserva de veículos, os quais estariam supostamente sendo leiloados pelo órgão.

A exemplo do alerta emitido pelo Governo do Estado, o TJMS, por meio de sua Comissão de Alienação de Bens Apreendidos, informa que não é desta forma que os pregões eletrônicos acontecem, ou seja, os leiloeiros credenciados no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul não realizam os leilões de bens utilizando o referido aplicativo de celular.

O alerta também se estende a sites falsos que fazem uso de imagens reais dos veículos e buscam induzir o de que se trata de uma venda legal, ao acreditar que está negociando aquele bem juntamente a um leiloeiro cadastrado às instituições públicas. Geralmente com preços muito abaixo do mercado, após o depósito do valor o consumidor descobre que foi vítima do golpe, pois o automóvel supostamente arrematado nunca é entregue.

No caso das alienações de veículos do TJMS, os valores são depositados por meio de guias próprias e para subcontas do Tribunal, emitidas por leiloeiros devidamente credenciados no TJ. Se este não for o procedimento adotado, desconfie.

Para se certificar, é importante que o usuário verifique se o leiloeiro e o seu respectivo site são os mesmos cadastrados junto ao TJMS. Clique AQUI e veja a relação completa dos leiloeiros habilitados.