Tribunal autoriza corte em serviços essenciais por falta de pagamento durante a pandemia
Decisão do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) suspendeu os efeitos de uma liminar concedida na semana passada pela Justiça Federal de São Paulo que impedia concessionárias de serviços considerados essenciais –como fornecimento de água, energia elétrica e telefonia– de efetuarem cortes por inadimplência durante a epidemia do coronavírus. O desembargador federal Mairan…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Decisão do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) suspendeu os efeitos de uma liminar concedida na semana passada pela Justiça Federal de São Paulo que impedia concessionárias de serviços considerados essenciais –como fornecimento de água, energia elétrica e telefonia– de efetuarem cortes por inadimplência durante a epidemia do coronavírus.
O desembargador federal Mairan Gonçalves Maia Junior viu na medida um “estímulo à inadimplência” e não criou critérios de distinção sobre a capacidade financeira dos usuários. Sua manifestação se deu em pedido de suspensão liminar apresentado pela Algar Telecom, em resposta a manifestação positiva da 12ª Vara Federal de São Paulo a ação civil pública patrocinada pelo Idecon (Instituto de Defesa do Consumidor).
A entidade provocou Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANP (Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural) e Anatel (Agência Nacinal de Telecomunicações) a obrigarem concessionárias a não interromperem o fornecimento de serviços essenciais para os inadimplentes diante da pandemia.
A juíza Natalia Luchini citou decreto do Governo de São Paulo que decretou quarentena para conter a Covid-19 e o projeto em tramitação no Congresso que já proíbe o corte de serviços essenciais em meio ao estado de calamidade pública nacional, válido até 31 de dezembro, para atender ao pedido. Para ela, o comprometimento do livre trânsito também impede os contribuintes de trabalharem e obterem renda para despesas essenciais, bem como a falta de acesso à internet para toda a população, balizam a decisão.
Segundo a juíza, a suspensão dos serviços essenciais pode agravar a pandemia ou tornar inviável medidas como o distanciamento social, devendo, assim, os órgãos competentes assegurarem o fornecimento em caráter geral.
Nesta quinta-feira (16), a Anatel emitiu comunicado às prestadoras de serviço de telefonia e internet comunicando sobre a decisão do TRF-3, anulando comunicado anterior que as proibia de cortar os serviços de telefonia.
Na nota, destacou trecho da decisão que aponta o aumento na demanda de serviços de telefonia e internet com a pandemia, diante da adoção de práticas como home office e ensino a distância. Nos autos, a Anatel já havia apontado que o impacto econômico-financeiro da medida seria “imensurável”.
Em Mato Grosso do Sul, decisões dos Governos Estadual e municipais suspenderam o corte de água e desoneraram as contas de energia elétrica. O Governo Federal baixou portaria proibindo o corte da luz para consumidores de baixa renda inscritos na Tarifa Social.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Briga generalizada termina com jovem morto em Ribas do Rio Pardo
O caso foi registrado como homicídio simples e segue sob investigação da Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo
Novenário de São Judas Tadeu encerra com churrasco no Santuário Diocesano
Festa é aberta ao público, no domingo (2), a partir das 11h30
Operação Finados do Detran/MS flagra diversas ultrapassagens em faixa contínua
Além da multa, a infração resulta na adição de sete pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor
Condutor bate em árvore, tomba Jeep em córrego e morre ao chegar no hospital
Por volta de 11h15, em alta velocidade, o condutor bateu em uma palmeira, arrancada do local com o impacto do veículo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.