Sol começa a nascer mais cedo e divide opiniões sobre 2º ano sem horário de verão
Chegando a época em que Mato Grosso do Sul adiantava os relógios em uma hora, por conta do horário de verão, a população já começa a sentir a mudança no dia-a-dia. De acordo com meteorologistas, o Sol começa a nascer mais cedo, preparando a chegada da primavera, em 22 de setembro. No entanto, este ano, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Chegando a época em que Mato Grosso do Sul adiantava os relógios em uma hora, por conta do horário de verão, a população já começa a sentir a mudança no dia-a-dia. De acordo com meteorologistas, o Sol começa a nascer mais cedo, preparando a chegada da primavera, em 22 de setembro. No entanto, este ano, como no anterior, não haverá mais horário de verão, o que divide a opinião do campo-grandense.
O fim do horário de verão foi determinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em abril de 2019. Segundo ele, a medida segue estudos que analisaram a economia de energia no período e como o relógio biológico da população é afetado.
Antes da chegada da primavera, já amanhece mais cedo e escurece mais tarde. “Os dias aumentam e as noites encurtam”, afirmou o meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp/Anhanguera. Com isso, o Jornal Midiamax perguntou para a população de Campo Grande sobre o fim do horário de verão. As opiniões se dividem entre o gostar pelo dia ser mais longo, e o aprovar a medida do presidente que determinou o fim deste horário.
“Eu não gosto do horário de verão porque já venho acostumado com o outro horário, isso traz mudanças ruins no nosso dia-a-dia e até no organismo. Aí quando estamos acostumando com o horário de verão, ele acaba”, comentou o auxiliar operacional Odir Pinheiro, 53 anos.
Já a atendente Ana Júlia Batista afirma que sente falta. “Apesar do calor, o dia passa mais devagar, acredito que se torna mais produtivo, dá mais tempo de resolver as coisas”, destacou.
A educadora física, Dafyni Fiama da Silva, 28 anos, também concorda com a medida adotada em 2019 e afirma que o horário de verão não está fazendo falta. “É muito calor, eu não durmo bem e o corpo parece estar mais cansado. Mexe com a fisiologia do corpo, já que estamos acostumados com um horário e do nada o corpo tem que se acostumar com outro”, finalizou.
História do Horário de Verão
A ideia moderna do horário de verão foi proposta pelo anglo-neozelandês George Hudson em 1895 e pelo inglês William Willett em 1907. A prática recebeu tanto elogios quanto críticas à época. Adiantar os relógios trouxe alegados benefícios para o varejo, a prática de alguns desportos como o golfe, e outras atividades que utilizam a luz do sol depois da jornada de trabalho, mas pode trazer problemas para o entretenimento noturno e para outras atividades ligadas diretamente à luz solar, como a agricultura, que privilegia mais a luz matutina do que a luz vespertina.
Mesmo que alguns dos primeiros proponentes da prática tenham pensado que a mesma reduziria o uso de iluminação artificial ao fim da tarde, o clima moderno e os padrões de uso de ar condicionado diferem bastante. Muitas pesquisas sobre como o horário de verão atualmente afeta o gasto energético parecem indicar que esse horário artificial é contraproducente para a poupança energética durante o período estival.
Eleito pelo sul-mato-grossense, é ideia do deputado federal Luiz Ovando (PSL), que também é médico por formação, o fim do horário. Ele apresentou a proposta à Câmara logo no início do seu mandato, em 2019, mas o fim do horário foi estabelecido pelo presidente Jair Bolsonaro.
À época, Ovando justificou que o horário especial causa ‘inúmeros problemas para a população, sobretudo para os brasileiros mais humildes, que são obrigados a levantar muito cedo, quando ainda está escuro, e caminhar por vias públicas mal iluminadas até um ponto de ônibus, uma estação de trem ou mesmo até o local de trabalho’.
Para o deputado, isso aumento o risco de crimes como assalto e impactam diretamente a capacidade de trabalho do brasileiro.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Está na lista? Prefeitura convoca auxiliar administrativo e de manutenção
Os convocados para ambas as vagas devem comparecer à sede da SAS na próxima segunda-feira (16)
Com caminhada em bairro, Cotolengo quer alertar para importância da acessibilidade
A caminhada é uma forma de evidenciar a importância da acessibilidade nas ruas da cidade
Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta
Espetáculo poderá ser apreciado sem auxílio de binóculos ou telescópio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.