A Santa Casa de juntamente com o NAR (Núcleo de Apoio às Residências) deram boas-vindas à 55 novos médicos residentes que fazem parte do Programa de Residência Médica do hospital, na manhã desta segunda-feira (02). O evento de recepção tem como objetivo acolher, integrar e incentivar a participação dos residentes em programas de treinamento, aperfeiçoamento e pesquisa à equipe de saúde do hospital, desenvolvendo ainda atividades destinadas aos pacientes.

Representando o presidente do hospital, o vice-presidente da Santa Casa, Heber Xavier, recepcionou a todos. “Quero desejar boas-vindas aos novos médicos residentes que estarão buscando aperfeiçoamento profissional e tenho certeza que, pela qualidade que é a Santa Casa e pela sua estrutura, vocês se tornarão excelentes profissionais. Desejamos que tenham o melhor êxito possível e tudo nós faremos para que tenham sucesso. Boa sorte a todos e podem contar a gente”, disse.

Em seguida, o superintendente médico-hospitalar, Dr. Luiz Kanamura, deixou sua mensagem. “Minha orientação é que vocês sempre pensem, primeiramente, no paciente. Se temos essa profissão é porque alguém precisa de nós. Desejamos que vocês tenham a melhor formação possível”, falou.

Após, representando o coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica) o vice-coordenador, Dr. Railson Valero Lucin, fez o uso da palavra. “Em nome da Coreme dou boas-vindas a todos vocês e parabenizo pela aprovação da residência na Santa Casa. Nosso objetivo é planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residências. A Coreme estará à disposição de vocês para auxiliar, apoiar e orientar durante o período da residência. Acredito que os residentes que passam por aqui têm uma grande formação e saem para o muito bem preparados. Tenho certeza que terão um futuro promissor”.

A diretora técnica da Santa Casa, Dra. Ana Tereza Alcântara, parabenizou os novos médicos. “Aqui é um grande um hospital e desejamos que vocês tenham a melhor residência possível. Aqui dentro vocês podem aprender muitas coisas que, com certeza, farão diferença na vida profissional de cada um. Procurem conhecer o hospital e aproveitem ao máximo os dias que passarão aqui dentro. Aproveitem este período. Parabéns a todos”.

O diretor da Escola de Saúde Santa Casa, professor Ivan Araújo Brandão, também se pronunciou. “A residência é muito importante para a consolidação daquilo que aprenderam nos anos de faculdade. Desejo que todos tenham uma feliz e extraordinária experiência aqui na Santa Casa e estamos sempre à disposição para buscarmos soluções no que precisarem. Parabéns pela aprovação e por estarem na melhor instituição do Estado”.

O coordenador da residência de cirurgia bucomaxilofacial, Dr. Hebert de Abreu Cavalcanti, deixou uma mensagem aos residentes. “É com grande satisfação que dou boas-vindas a todos. Temos aqui na Santa Casa a residência de cirurgia bucomaxilofacial que é da área odontológica presente no hospital. Aproveitem ao máximo cada momento, cada paciente, cada caso novo que vocês forem avaliar. Vocês com certeza não vão só se tornar bons profissionais, mas também, se tornarão pessoas melhores aqui dentro”.

Por último, o diretor clínico da Santa Casa, Dr. Luis Alberto Verardo, falou aos presentes. “Quero parabenizar a todos por esta fase em suas vidas. A Santa Casa é um hospital muito respeitado lá fora, então tenho certeza que irão adquirir uma grande bagagem profissional aqui dentro. Desejo sucesso e me coloco à disposição para o que precisarem”.

Após, representantes dos setores como o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), Comissão Técnica, Núcleo de Segurança do Paciente, SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), NIR (Núcleo Interno de Regulação), Laboratório de Análises Clínicas e Central de Materiais explanaram sobre os locais aos residentes.

As especialidades recebidas foram: anestesiologia; angioradiologia e cirurgia endovascular; cirurgia geral; cirurgia plástica; clínica médica; ginecologia e obstetrícia; medicina de emergência; neonatologia; nefrologia; neurocirurgia; oftalmologia; pediatria; urologia; prog. de pré-requisito em área de cirurgia básica e cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais. (Informações da assessoria)