Restauração da Matriz de Nossa Senhora da Candelária entra na reta final em Corumbá
As obras de restauração e recuperação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá –a 419 km de Campo Grande– estão mais de 90% concluídas, segundo informações da prefeitura local. O investimento, de R$ 1,78 milhão, foi bancado pelo PAC Cidades Históricas com contrapartida da administração municipal, além de apoio do Governo do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As obras de restauração e recuperação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá –a 419 km de Campo Grande– estão mais de 90% concluídas, segundo informações da prefeitura local. O investimento, de R$ 1,78 milhão, foi bancado pelo PAC Cidades Históricas com contrapartida da administração municipal, além de apoio do Governo do Estado na recuperação da parte elétrica, em fase de conclusão.
A obra prevê a total restauração das áreas externa e interna, revestimento e da cobertura do coro da Matriz. O serviço, segundo informou a assessoria da Prefeitura de Corumbá, considera informações de pesquisa histórica, prospecção arquitetônica e pictórica, levantamento físico e mapeamento dos danos. A ideia é recompor espaços e materiais, bem como requalificar a construção, respeitando as características originais.
A Matriz foi construída antes de 1880, sendo considerado o templo católico mais antigo de Mato Grosso do Sul, tornando-se patrimônio histórico e cultural de Corumbá em 2017 e integrando um complexo histórico que inclui a antiga Casa Mista, a Sede da Polícia Federal e o ILA (Instituto Luiz de Albuquerque).
O prédio, com arquitetura eclética, teve a pedra fundamental lançada em 1872 pelo pregador imperial e Vigário da Vara, Frei Mariano de Bagnaia, sendo inaugurada em 1877. Ela guarda a padroeira de Corumbá, Nossa Senhora da Candelária.
Também em 2017, a Catedral foi reconhecida como Bem do Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul, com o Conselho Estadual de Cultura a apontando “entre as edificações de maior expressão quanto à riqueza histórica e arquitetônica de Mato Grosso do Sul”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
De alfaiate a zelador, Funtrab oferta 978 vagas de emprego nesta quinta-feira
A lista de vagas inclui 66 oportunidades para PCDs (Pessoa com Deficiência)
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.