Programa financia tratamento de dependentes químicos em comunidades terapêuticas
Foram lançadas nesta quinta-feira (5) ações estratégicas de incentivo à reabilitação de dependentes químicos em situação de rua em Campo Grande. As ações do PAIC (Programa de Ação Integrada e Continuada) custeiam 130 vagas para o tratamento de dependentes químicos em sete comunidades terapêuticas da Capital. Além disso, algumas comunidades terão aulas da EJA (Educação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foram lançadas nesta quinta-feira (5) ações estratégicas de incentivo à reabilitação de dependentes químicos em situação de rua em Campo Grande. As ações do PAIC (Programa de Ação Integrada e Continuada) custeiam 130 vagas para o tratamento de dependentes químicos em sete comunidades terapêuticas da Capital. Além disso, algumas comunidades terão aulas da EJA (Educação para Jovens e Adultos) e atividades com horta orgânica para reinserção das pessoas no mercado de trabalho.
Fernanda Matarazzo, de 31 anos, é uma das pacientes de uma comunidade terapêutica e conta que, com o auxílio da Prefeitura, pode sair das ruas. Ela conta que viveu por seis anos nas ruas de Campo Grande e que já não tinha autoestima e vontade de viver por conta da dependência da pasta-base.
Com o projeto, Fernanda pode começar gratuitamente o tratamento, que já dura quatro meses. “Eu vivia em uma degradação total, pedindo comida e dinheiro nas ruas. Agora vivo bem, estou pensando no meu futuro, quero retomar minha vida e voltar a trabalhar como cabeleireira”, conta.
Para participar o projeto, o morador de rua deve querer, já que o programa não faz internações compulsórias. “Fui eu quem tomou essa decisão. Eu via pessoas que gostavam de mim, elas falavam para eu sair dessa vida, foi quando eu procurei o Centro POP”, diz Fernanda.
É o Centro POP que recebe os moradores de rua que querem ser encaminhados para o tratamento em uma comunidade terapêutica. A coordenadora do POP Rua, Bárbara Rodrigues, ressalta que são 130 vagas disponibilizadas pela Prefeitura, com o custeio de R$ 1 mil por vaga.
“A novidade é que agora ampliamos as vagas para o EJA nas comunidades. São 45 novas vagas e nesse projeto a Semed (Secretaria Municipal de Educação) faz a avaliação e vê o grau de escolaridade. Temos o nível inicial, intermediário e avançado”, ressalta.
Rodrigues ainda cita o projeto de hortas orgânicas, quando os pacientes têm a oportunidade de cultivar os hortifrutis que servirão de alimento para a própria comunidade e também podem vender por meio do ônibus Saladão.
No evento nesta quinta-feira (5), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) frisou que são várias secretarias envolvidas no projeto, como de Educação, Direitos Humanos, Saúde e Assistência Social. Ele também ressaltou que não há uso da força para as internações. “Não vamos usar cassetete, nós vamos dar a mão e orientar. Queremos devolver os sonhos a estas pessoas”.
A presidente da Jaboque, uma das comunidades contempladas, conta que os pacientes passam por tratamentos que duram cerca de nove meses. “Temos um cronograma diário, com refeição, terapeuta, psicólogo e assistente social. A demanda é grande e por muito tempo lutamos sozinhos, mas agora temos este apoio da Prefeitura e conseguimos ajudar mais pessoas”, diz Scheila Mateus.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
IFMS divulga resultado do exame de seleção 2025 para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio
O período para matrícula online da 1ª chamada começa nesta sexta-feira (13)
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.