O movimento nas unidades de vacinação durante o estava abaixo do esperado, na manhã deste sábado (7), em . A campanha multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos está sendo realizada em todas as 71 unidades de saúde da Capital até às 17h.

A reportagem visitou o Pátio Central, além das UBS do Caiçara e São Conrado. Nós três locais, não havia movimentação e nem de crianças.

A Secretária Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club, montou um stand de atendimento no Pátio Central. por conta do baixo movimento, servidores da saúde chegam a abordar as pessoas que estão no local para questionar sobre a carteira de vacinação.

Além da “gotinha” da , o stand oferece 15 tipos de vacinas para crianças de um até 4 anos e 11 meses. O objetivo também é regularizar a carteira de vacinação de pessoas até os 15 anos de idade completos.

Para participar da campanha não é preciso ter em mãos a carteirinha do SUS, apenas um documento original com foto. Diante de informações como CPF, os servidores acessam o histórico de vacinação do paciente.

A estrutura foi erguida, em caráter emergencial, para regularizar a carteirinha de vacinação de todas as crianças e adolescentes até 15 anos. A ação iria até dia 30 de outubro, mas, por causa da baixa procura, a Prefeitura decidiu disponibilizar o serviço neste sábado.

Os moradores devem ficar atentos. No posto do São Conrado, por exemplo, só estão sendo aplicadas as vacinas contra a poliomielite, meningite e HPV. Quem precisar aplicar outro tipo de dose deve procurar a unidade de saúde durante a semana. Já nas outras unidades visitadas, o atendimento ocorre normalmente.

Poderão se vacinar contra a pólio, aquela da gotinha, as crianças com idades entre 12 meses e menores de 5 anos de idade. As últimas campanhas de prevenção à paralisia infantil, doença provocada pela poliomielite, aconteceram em 2015 e 2018.