Para monitorar coronavírus nas aldeias, SES fará dez exames por semana em MS

O Governo do Estado vai iniciar o monitoramento do coronavírus nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. O ‘projeto piloto’ será na cidade de Dourados, mas a iniciativa deve expandir para outros municípios. A princípio, serão realizados 10 exames por semana para indígenas nas unidades de saúde dentro das reservas. O secretário de saúde […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Governo do Estado vai iniciar o monitoramento do coronavírus nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul. O ‘projeto piloto’ será na cidade de Dourados, mas a iniciativa deve expandir para outros municípios. A princípio, serão realizados 10 exames por semana para indígenas nas unidades de saúde dentro das reservas.

O secretário de saúde Geraldo Resende explica que há uma preocupação com os indígenas principalmente em Dourados, onde as reservas cresceram e praticamente se confundem com os bairros. 

“[Nas aldeias] há um adensamento populacional que nos preocupa. Vários indígenas moram na mesma casa, queremos fazer o monitoramento e vamos começar com um sistema sentinela”, explica.

Resende afirma que serão testados os indígenas orientados nas unidades de saúde nas reservas, sendo duas na Jaguapiru e duas na Bororó. A equipe foi treinada na quinta-feira (30) para a testagem e o projeto começa na quarta-feira (6).

Conteúdos relacionados