Novo decreto: o que pode e não em Campo Grande durante a pandemia?
Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura de Campo Grande definiu novas regras. Assim, com o novo decreto algumas medidas foram flexibilizadas.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desde o começo da pandemia, as restrições e autorizações sofreram variações em Campo Grande. Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura Municipal definiu novas regras para a Capital. Assim, algumas medidas foram flexibilizadas.
O decreto nº 14.441, que oficializa as novas medidas, foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Os regramentos foram adotados após reunião entre a gestão municipal e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e CDL (Câmara dos Dirigentes Logistas).
De acordo com o decreto, as novas medidas são válidas de a partir desta terça-feira (1º) até o dia 15 de setembro. Então, confira o que pode ou não em Campo Grande, na primeira quinzena deste mês.
Circulação de pessoas
A circulação de pessoas é permitida até às 23h em toda a Capital. Ou seja, a partir das 23h até às 5h é obrigatório o confinamento domiciliar, sendo proibida qualquer circulação. Entretanto, em casos de necessidade para “acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência” será permitia a circulação.
Além disto, postos de combustíveis, farmácias e serviços de saúde estão permitidos após o horário de início do toque de recolher, desde que funcionem em horário estabelecido no alvará de localização. Serviços de delivery, coleta de resíduos e ações destinadas ao enfrentamento da Covid-19 também seguem liberados após o toque de recolher.
Lotação de estabelecimentos
De acordo com o decreto, os estabelecimentos campo-grandenses poderão atender o público presencial com até 50% da capacidade total do espaço. O regramento é válido para academias e igrejas da Capital.
Shows
A partir desta terça-feira (1º), shows em Campo Grande podem ser realizados com até quatro artistas se apresentando simultaneamente. As apresentações pode acontecer em bares e restaurantes da Capital, desde que respeitem o horário do toque de recolher.
Permanecem proibidas apresentações musicais em tabacarias, lojas de conveniência, casas noturnas, boates, casas de shows e espaços de eventos.
Festas e eventos
Qualquer evento que possa causar aglomeração continua vedado em Campo Grande, De acordo com o decreto, festas, eventos, reuniões, inclusive eventos esportivos e campeonatos estão proibidos. Além do compartilhamento de objetos, inclusive narguilés e tererés.
Lembrando que a regra não se aplica à “reuniões laborais ou assembleias que precisarem ocorrer obrigatoriamente na forma presencial e que não possam ser adiadas”.
Descumprimento das medidas
Caso haja descumprimento das medidas do decreto, poderá gerar “responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores”. Ou seja, os cidadãos que não cumprirem as regras durante a pandemia, poderão responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública em geral.
Os crimes estão previstos no Código Penal no artigo 268, que pode gerar detenção de um mês até um ano e multa. Por fim, crimes contra saúde pública estão tipificados no artigo 330, que prevê detenção de 15 dias a seis meses e multa.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.