Após flagra de lotação, MPT cobra Consórcio Guaicurus sobre cuidados com coronavírus
Depois de flagra de ônibus lotados devido à ampliação do acesso ao transporte coletivo para trabalhadores de diversas categorias em Campo Grande, o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) cobrou medidas de prevenção ao novo coronavírus. O Ministério realizou uma reunião com representantes do Consórcio Guaicurus e do sindicato dos trabalhadores […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de flagra de ônibus lotados devido à ampliação do acesso ao transporte coletivo para trabalhadores de diversas categorias em Campo Grande, o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) cobrou medidas de prevenção ao novo coronavírus. O Ministério realizou uma reunião com representantes do Consórcio Guaicurus e do sindicato dos trabalhadores no Transporte Coletivo na quarta-feira (1º).
O objetivo da audiência foi a divulgação das diretrizes de recomendação editada pela pasta para o enfrentamento à doença, para trabalhadores, passageiros e empresas do transporte coletivo, em todo o Estado. Para o procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moras, houve preocupação por parte da empresa e do sindicato em cumprir as orientações para limitar ou retardar o contágio pelo novo coronavírus.
“Sem descuidar dos aspectos de natureza econômica e das garantias de que eventuais afastamentos de trabalhadores não irão afetar a manutenção do emprego e da renda”, destacou o procurador.
Ainda conforme o procurador, mesmo que o descumprimento gere consequências punitivas secundárias, nesse momento o objetivo é buscar a colaboração entre o órgão, o poder executivo, setor empresarial e trabalhadores.
A recomendação dá o prazo de 10 dias para que empresas de Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, cumpram as medidas sanitárias propostas no documento como evitar a exposição dos trabalhadores no ambiente de trabalho, desenvolvendo um plano de contingência e/ou prevenção de infecções, limpeza diária e minuciosa nos veículos, com produtos que impeçam a propagação do vírus; higienização rápida das superfícies e pontos de contato com as mãos dos usuários, como roleta, bancos, balaústres, pega-mão, corrimão e apoios em geral, e dos equipamentos de pagamento eletrônico (máquinas de cartão de crédito e débito), após cada utilização.
Além de, sempre que possível, permitir os veículos circulando com janelas e alçapões de teto abertos para manter o ambiente arejado; flexibilizar os horários de início e fim da jornada, com vistas a evitar a utilização do transporte coletivo nos períodos de pico – das 6h às 9h e das 16h às 19h; fornecer equipamentos de proteção individual adequados aos riscos e em perfeito estado de conservação; limitar o número de passageiros transportados simultaneamente, observada a taxa de ocupação máxima determinada pelo órgão fiscalizador e/ou concedente, entre outras medidas.
Ônibus lotados em Campo Grande
Um leitor filmou um ônibus cheio na manhã de quarta-feira (1) na Rua da Divisão, em Campo Grande. O coletivo, linha 192, Aero Rancho e Região, sai com muitas pessoas do ponto de ônibus na região do Bairro Parati, em época de pandemia onde orientações são para que se evite aglomerações.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.