Guia: confira dicas básicas para se preparar e comprar bem na Black Friday 2020
Começa no dia 27 de novembro o tão esperado e tradicional Black Friday no Brasil, aquele período de descontos e apelo do comércio para alavancar as vendas. O varejo de Campo Grande já se prepara para o aquecimento das vendas e o Jornal Midiamax preparou um guia para você aproveitar os descontos e não cair […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começa no dia 27 de novembro o tão esperado e tradicional Black Friday no Brasil, aquele período de descontos e apelo do comércio para alavancar as vendas. O varejo de Campo Grande já se prepara para o aquecimento das vendas e o Jornal Midiamax preparou um guia para você aproveitar os descontos e não cair em ‘armadilhas’ comuns dessa época.
Por conta da pandemia do coronavírus, a tendência é que a maior parte dos consumidores prefiram compras on-line e a comodidade de comprar sem sair de casa. Vamos às dicas:
Como identificar produtos que são da Black Friday?
O ReclameAqui, um dos principais sites de registro de reclamações do país, explica que uma das dicas para comprar por sites é se atentar nos selos com descontos. Geralmente, lojas identificam com um aviso em vermelho e em destaque.
Compare antes de comprar
Outra dica valiosa é a de comparar os valores entre as lojas antes de confirmar a compra. O ideal é salvar o item desejado e pesquisar entre os sites para analisar o melhor desconto.
Sites confiáveis
Fique atento na confiabilidade dos sites, não caia em perfis fakes. As páginas seguras estão sinalizadas com o “cadeado”, no link, localizado no topo do navegador. Geralmente, os sites que direcionam para outra página são indícios de fraude. Confira a avaliação de compradores e até indicação de amigos em locais de confiança. Além disso, sempre printe a tela durante as compras, as imagens podem servir de provas em casos de fraude.
Fique de olho no frete
Alguns sites podem dar descontos no produto e deixar o preço do frete ‘salgado’. A mesma fica de comparar os preços é avaliar se o desconto no frete e o produto valem a pena. Além disso, o consumidor deve ficar atento nos prazos de entrega.
Parcelar ou pagar à vista?
O consumidor deve ficar atento as promessas de desconto no caso de produtos comprados à vista. O ideal é comparar se o produto perde o desconto no caso de juros na compra parcelada no cartão de crédito ou cartão conveniado da loja.
“Metade do dobro”
Uma dica importante é avaliar a maquiagem no preço, a famosa “metade do dobro”, que é o aumento no valor do produto, que recentemente era comercializado com preço menor. Pesquisa e fique de olho nos valores uma semana antes de comprar.
Insatisfeito? Reclame!
Depois de passar por um problema, tentar entrar em contato com a loja ou fornecedor, o consumidor deve entrar em contato com órgãos de fiscalização.
Compras em lojas físicas
Já nas compras presenciais, o superintendente do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão, explica que os maiores problemas registrados no órgão são de ofertas não cumpridas, onde o fornecedor faz a divulgação com publicidade e não atende os critérios da oferta.
Cuidado com as vendas casadas
“Acontece muito de pessoas que ao comprar, por exemplo, um eletrodoméstico são obrigadas a comprar um seguro ou serviços adicionais. Isso é uma prática abusiva. O cliente tem que deixar claro que não tem interesse”, orienta.
Troca de produtos
Salomão orienta que em casos de troca de produtos com algum defeito podem ser trocados. “É um direito do consumidor trocar em até sete dias úteis um produto que comprou com defeito, independentemente de ser promoção. Outra coisa que já orientamos é sobre a troca de produtos que não podem experimentados, como em lojas de departamento ou roupas femininas. Por conta da pandemia, muitas lojas não permitem experimentar, neste caso o cliente pode preferir as lojas on-lines, mas a troca pode acontecer na loja física”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Censo Moradias revela disparidade social na fronteira e aldeias de Mato Grosso do Sul
Diferente do restante do Estado, indígenas tem menos acesso à internet e máquina de lavar roupa
IFMS divulga resultado do exame de seleção 2025 para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio
O período para matrícula online da 1ª chamada começa nesta sexta-feira (13)
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.