Fake news: Mosquitos não transmitem o novo coronavírus, alerta entidade
A World Mosquito Program Brasil, entidade que desenvolve pesquisas sobre doenças transmitidas por mosquitos, divulgou comunicado nesta terça-feira (17) destacando que, até o momento, não há qualquer informações e nem evidências científicas sugerindo que o novo coronavírus, causador do Covid-19, possa ser transmitido por mosquitos. A publicação foi motivada por conta de fake news…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A World Mosquito Program Brasil, entidade que desenvolve pesquisas sobre doenças transmitidas por mosquitos, divulgou comunicado nesta terça-feira (17) destacando que, até o momento, não há qualquer informações e nem evidências científicas sugerindo que o novo coronavírus, causador do Covid-19, possa ser transmitido por mosquitos.
A publicação foi motivada por conta de fake news que circulam nas redes sociais e comunicadores, como Facebook e WhatsApp, que afirmam que mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka e febre chikungunya, já estariam transmitindo coronavírus. A informação, portanto, é falsa.
A organização destaca que o novo coronavírus se espalha principalmente por gotículas de saliva, geradas quando uma pessoa infectada ri ou espirra, ou através de gotículas de saliva ou secreção nasal. Ela também destaca as formas de prevenção, o que pode ser feito com a assepsia das mãos, evitando toques no rosto com as mãos sujas e pelo contato com pessoas tossindo ou espirrando.
Vale lembrar que a pandemia de coronavírus não impede que doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e leishmaniose, sigam em propagação. Por conta disso, é importante que moradores mantenham terrenos limpos e livres de focos, que são ocasionados pelo acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, recipientes plásticos, garrafas de vidro e demais itens que acumulem água.
Prevenção é o caminho
Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.