Fake news: Mosquitos não transmitem o novo coronavírus, alerta entidade
A World Mosquito Program Brasil, entidade que desenvolve pesquisas sobre doenças transmitidas por mosquitos, divulgou comunicado nesta terça-feira (17) destacando que, até o momento, não há qualquer informações e nem evidências científicas sugerindo que o novo coronavírus, causador do Covid-19, possa ser transmitido por mosquitos. A publicação foi motivada por conta de fake news…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A World Mosquito Program Brasil, entidade que desenvolve pesquisas sobre doenças transmitidas por mosquitos, divulgou comunicado nesta terça-feira (17) destacando que, até o momento, não há qualquer informações e nem evidências científicas sugerindo que o novo coronavírus, causador do Covid-19, possa ser transmitido por mosquitos.
A publicação foi motivada por conta de fake news que circulam nas redes sociais e comunicadores, como Facebook e WhatsApp, que afirmam que mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka e febre chikungunya, já estariam transmitindo coronavírus. A informação, portanto, é falsa.
A organização destaca que o novo coronavírus se espalha principalmente por gotículas de saliva, geradas quando uma pessoa infectada ri ou espirra, ou através de gotículas de saliva ou secreção nasal. Ela também destaca as formas de prevenção, o que pode ser feito com a assepsia das mãos, evitando toques no rosto com as mãos sujas e pelo contato com pessoas tossindo ou espirrando.
Vale lembrar que a pandemia de coronavírus não impede que doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e leishmaniose, sigam em propagação. Por conta disso, é importante que moradores mantenham terrenos limpos e livres de focos, que são ocasionados pelo acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, recipientes plásticos, garrafas de vidro e demais itens que acumulem água.
Prevenção é o caminho
Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.
Notícias mais lidas agora
- Caminhoneiro se distrai filmando paisagem, bate em carreta e morre na BR-267
- Empresa responsável pelo transporte de Duke alega que tutora não mencionou uso de calmante
- À espera de acordo para entregar corrupção no Detran-MS, despachante pede suspeição em processo
- Motociclista fura semáforo, bate em carro na Afonso Pena e é arremessado a 6 metros
Últimas Notícias
Flamengo goleia Botafogo e conquista Brasileirão Feminino Sub-20
ubro-Negro da Gávea se junta a um seleto grupo de equipes
Acidente entre Fiat Strada e carreta deixa motorista preso às ferragens na BR-262
A colisão aconteceu nas proximidades no Posto Várzea Alegre
Paraguai derrota Argentina nas Eliminatórias e Messi avança sobre Daronco com o dedo em riste
O jogo foi marcado pela bronca de Messi sobre o árbitro brasileiro Anderson Daronco
Maioria do STF vota para manter prisão de Domingos Brazão
O entendimento foi formado no julgamento virtual no qual a defesa do acusado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.