O Governo do Estado anunciou que concluiu nesta sexta-feira (3) a implantação de 13 barreiras sanitárias nas divisas de com Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, e Paraná, a fim de controlar a entrada e saída de pessoas e conter potenciais riscos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Foram instalados mais oito pontos de controle.

Segundo a CCS-MS (Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul), 4.888 pessoas foram abordadas nos postos fiscais de recolhimento de da (Secretaria de Estado de Fazenda), onde as barreiras foram instaladas, e também no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

As barreiras com mais abordagens foram as seguintes:

  • Posto Fiscal XV de Novembro, na BR-267, em Bataguassu (divisa com São Paulo): 2.077 ações.
  • Posto Fiscal Jupiá, em Três Lagoas: 809 pessoas abordadas;
  • Posto Fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo: 574 pessoas.
  • Posto Fiscal Itamarati, em : 213;
  • Posto Fiscal Alencastro, em Paranaíba: 145;
  • Base de Fiscalização Móvel Aporé, em : 138.

As demais unidades totalizam 132 abordagens, enquanto a barreira do Aeroporto Internacional de Campo Grande registrou 815 abordagens e, na Ceasa, foram descontaminados caminhões que chegam de outros estados.

No total, 2.817 meios de transporte foram abordados, dos quais 1.997 foram carros. Também foram verificados caminhões (665), motocicletas (88), ônibus (33), vans (13), bicicletas (3) e um veículo de tração animal A lista ainda inclui 13 aeronaves.

Durante os trabalhos, pelo menos 11 pessoas foram orientadas a procurarem uma unidade de saúde por apresentarem algum tipo de sintoma –a maioria no aeroporto, com 6 casos. Os demais foram registrados no posto Ilha Grande (3); na base móvel Campo Bom, em Chapadão do Sul, e no Posto Jupiá (com um caso em cada unidade).