Empresário vai à justiça para derrubar toque de recolher em Dourados
Com 279 casos confirmados de coronavírus em Dourados, um empresário da cidade entrou com mandado de segurança contra a Prefeitura de Dourados. Ele quer derrubar o decreto que ampliou o horário do toque de recolher que funciona entre 20h e 5h, depois que teve seu estabelecimento notificado por descumprimento de medidas preventivas. A defesa alega […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com 279 casos confirmados de coronavírus em Dourados, um empresário da cidade entrou com mandado de segurança contra a Prefeitura de Dourados. Ele quer derrubar o decreto que ampliou o horário do toque de recolher que funciona entre 20h e 5h, depois que teve seu estabelecimento notificado por descumprimento de medidas preventivas.
A defesa alega que Decreto Municipal nº 2.615, de 25 de maio de 2020, “carece de legalidade, constitucionalidade e embasamento técnico-científico em parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, razão pela qual constitui-se, per si, em ato ilegal que ensejou violação a direito líquido e certo do impetrante”.
O empresário também relata que sofreu violação em seu direito líquido e certo à legalidade, liberdade de trabalho, locomoção e reunião, garantias constitucionais previstas no artigo 5º, incisos II, XIII, XV e XVI da Constituição Federal.
“Ora, como se denota da simples leitura do art. 3º da Lei nº 13.979/2020, NÃO HÁ QUALQUER MENÇÃO AO TOQUE DE RECOLHER como medida legal para o enfrentamento à pandemia, não podendo o Poder Executivo Municipal inovar em matéria de legislação federal”, fundamenta a defesa ao citar o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.
A defesa do empresário também justifica a urgência na decisão judicial, ressaltando que a demora pode causar “risco de profundos prejuízos de ordem financeira e material para o impetrante, que, como já dito, tem em sua lanchonete a sua única fonte de renda, de maneira que a demora na resolução deste mandamus prejudicará diretamente sua fonte de renda alimentar”.
Nos últimos dias a administração municipal, tem intensificado as fiscalizações em bares, conveniências e restaurantes, em relação cumprimento do toque de recolher. Ações estão realizadas diante do crescimento de casos e também das recomendações do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.