A tarde desta quarta-feira (9) foi considerada a mais quente do ano em Mato Grosso do Sul e em . Na Capital, a chegou a 38°C nesta tarde, com sensação térmica de 47°C. Além de mais quente, dia também enfrenta nível preocupante de baixa umidade relativa do ar.

Conforme Natálio Abraão, da Estação Meteorológica da , a sensação térmica no Leste de MS também ultrapassou os 40°C marcados nos termômetros. Em Três Lagoas e Água Clara, a sensação era de de mais de 49°C.

No Sul do estado, conforme Abraao, a sensação de calor chegou a 47°C nas cidades de Dourados e Ponta Porã, onde na manhã desta terça-feira (8), o dia chegou a amanhecer com névoa e friozinho de 17°C.

A Defesa Civil também emitiu alerta para os moradores, de uma onda de calor muito forte nos próximos dias, com risco inclusive, à saúde. “Temperatura acima da média. Aumente a ingestão de frutas e verduras”, diz mensagem enviada por SMS. Outro alerta faz menção à baixa umidade relativa do ar. “Atividades físicas não são recomendadas. Use hidratante para a pele e umidifique o ambiente”, diz.

Prestes a deixar para trás a estação mais fria e dar boas vindas à primavera, o clima em Mato Grosso do Sul deve ser caloroso nos próximos dias. Os moradores podem esperar temperaturas beirando os 40°C em Campo Grande e umidade relativa do ar que pode atingir os 10% durante o dia. O ideal é ingerir bastante água.