Detran-MS aposta em ‘bafômetro à distância’ para fiscalização durante pandemia

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito adquiriu três etilômetros que aferem níveis de álcool no sangue à distância, também conhecidos como bafômetros passivos. Os equipamentos permitem a continuidade da fiscalização em tempos de pandemia, quando o distanciamento social é obrigatório. Os equipamento adquiridos pelo Detran-MS são da marcaAlcolizer e conseguem aferir a alco…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito adquiriu três etilômetros que aferem níveis de álcool no sangue à distância, também conhecidos como bafômetros passivos. Os equipamentos permitem a continuidade da fiscalização em tempos de pandemia, quando o distanciamento social é obrigatório.

Os equipamento adquiridos pelo Detran-MS são da marcaAlcolizer e conseguem aferir a alcoolemia à distância, porém, também guardam a funcionalidade do exame com sopro tradicional (ativo). No exame passivo, porém, condutores não precisam nem descer do carro ou encostar no equipamento.

Na prática, o exame do sopro (passivo) identifica se há alguma quantidade de álcool no organismo do condutor. Em caso positivo, é necessário fazer o exame ativo (com sopro no bocal) para identificar a quantidade de álcool no sangue.

Segundo o Detran-MS, os novos aparelhos serão utilizados nas operações de fiscalização de rotina dos agentes de trânsito e nas operações de Lei Seca em apoio ao novo toque de recolher, realizadas em conjunto com os policiais do BpTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito).

As operações de fiscalização foram retomadas em maio e, até o momento, já foram realizadas 728 prisões por embriaguez em MS. Deste total, 149 ocorreram somente em Campo Grande.

Conteúdos relacionados