Pular para o conteúdo
Cotidiano

Solurb demite mais de 200 funcionários e alega ‘pouca demanda na pandemia’

Segundo a Solurb, as demissões teriam sido causadas pela diminuição de demanda dos serviços solicitados pela Prefeitura de Campo Grande durante a pandemia.
Arquivo -
(Foto Ilustrativa: Arquivo Midiamax)
(Foto Ilustrativa: Arquivo Midiamax)

Mais de 200 funcionários da Solurb foram dispensados nesta quarta-feira (22). Segundo a empresa, as demissões teriam sido causadas pela diminuição de demanda dos serviços solicitados pela Prefeitura de durante a pandemia.

Em nota, a empresa afirma que houve “diminuição na área de abrangência e frequência dos serviços de varrição, conservação e manutenção de avenidas, áreas verdes, praça e parques” por meio de solicitação da prefeitura. Os funcionários dispensados são os que realizavam estas atividades.

Devido a pandemia do , estes e outros serviços realizados pela empresa foram afetados. A coleta seletiva, por exemplo, foi suspensa por tempo indeterminado e o número de saídas dos caminhões da garagem da Solurb está reduzido a quatro horários, o que pode causar atrasos na coleta do lixo.

Confira a justificativa na íntegra: “Salientamos que todos os esforços foram tomados, em vista de garantir o emprego destes colaboradores,  no entanto não possuindo por parte da Prefeitura Municipal de Campo Grande uma previsão de retomada destes serviços, na mesma abrangência que vinha ocorrendo antes da pandemia do , ou seja, momentaneamente não nos restou outra alternativa”.

Trabalhadores demitidos, famílias afetadas

Segundo o vice-presidente do Steac (Sindicato do Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação) Tom Ferreira afirma que com as demissões, o reflexo negativo será dentro dos lares das famílias que dependiam do salário para se sustentarem. “Pode multiplicar esses 200 por quatro, porque tem esposa e no mínimo três filhos em cada uma dessas histórias, então o reflexo é muito grande”.

Tom explica que estes trabalhadores já haviam sido afastados das ruas devido a pandemia do coronavírus e receberam férias, segundo medida proposta pelo neste período. Nesta quarta-feira (22), os mais de 200 trabalhadores estavam retornando das férias e receberam o aviso da demissão em massa.

“Foi uma situação muito triste, eu estava lá na hora do aviso”, lamenta o vice-presidente. Ele confirma a justificativa da Solurb, que os trabalhadores foram dispensados devido a diminuição da demanda dos serviços solicitados pela Prefeitura de Campo Grande.

Ele acrescenta que estes funcionários estão em período de aviso prévio e deverão permanecer nas ruas pelos próximos 60 dias. “O munícipe ainda vão ver eles nas ruas, porque estão trabalhando de aviso, mas nos próximos 60 dias eles vão desaparecer totalmente”, afirma.

Para que possam voltar às ruas da capital, os trabalhadores passaram por uma série de testes de saúde para garantir que nenhum estava com sintomas do coronavírus. Tom ressalta que os funcionários da Solurb desta linha de trabalho que são dos grupos de risco do coronavírus foram dispensados durante o período de aviso.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Homem é preso após atirar para o alto e resistir à abordagem policial em Dourados

Carmen

Homem matou namorada trans para não assumir relação, diz polícia

VÍDEO: Durante perseguição, PM apreende mais de 2 t de maconha em carros furtados

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

SC avança em restrições a criação de pit bulls; veja quais são as regras em MS

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Jogando com um Maracanã lotado, foi o Flamengo quem ditou o ritmo desde o apito inicial

Esportes

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Operário ocupa a sétima posição na tabela e tem poucas chances de classificação

Polícia

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Jovem disse que pegou duas malas com drogas em Corumbá e receberia R$ 1 mil pela entrega em SP

Política

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores)