Em celebração ao aniversário de 121 anos de o Autocine terá sessões às 18h e às 20h nesta quarta-feira, 26 de agosto. Serão exibidos “Beth e Betinha” e “A dama do rasqueado”, ambos dirigidos pela cineasta e coordenadora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Marinete Pinheiro.

“Beth e Betinha” tem 18 minutos de duração e registra a história das “Princesinhas da ”. “Elas formaram a primeira dupla feminina do sertanejo de , estado que hoje é conhecido como originário de grandes expoentes do gênero”, informou a cineasta. O filme traz além de shows e apresentações, memórias da dupla, contadas com o bom característico.

Com uma hora e 15 minutos de duração, “A dama do rasqueado” traz a trajetória da precursora do gênero e componente da dupla que possui a maior discografia do estado. Delinha é considerada A Grande Dama de Mato Grosso do Sul, com mais de 50 anos dedicados à música. “Foi imensamente gratificante e desafiador desenvolver esse projeto. Foi meu primeiro trabalho depois que finalizei a escola de cinema, onde estudei direção de documentário, então a responsabilidade foi grande tanto por contar a história dessa grande mulher, quanto por toda a formação desenvolvida em três anos. A produção foi um processo bastante bacana, de encontro com a música de MS, contamos com a participação de diversos músicos e também de professores da UFMS que explicaram o que é o rasqueado, esse gênero genuinamente da fronteira”, disse.

Marinete Pinheiro contou que em ambos os filmes fugiu da narrativa linear. “Fiz essa opção e assim as pessoas vão descobrindo as histórias ao longo do processo.

A emoção de muitos filmes para nós é a empatia, é ter uma relação próxima com aquela história, com a personagem. Assim acredito que seja o caso com essas duas produções, porque trazem a música que escutamos no dia a dia e, mesmo as gerações mais novas se identificam porque já ouviram por meio de seus pais e avós. Fiquei muito feliz com essa exibição no dia do aniversário de Campo Grande e ainda mais neste espaço de história e memória que é o Autocine UFMS”, finalizou.

Ingressos

Estudantes e servidores da UFMS podem concorrer a ingressos para assistirem às sessões especiais do Autocine. Para participar, é necessário estar logado em uma conta de e-mail da UFMS (passaporte) e preencher um formulário. Servidores podem acessar o formulário clicando neste link. Já os estudantes devem preencher o formulário disponível neste link.

O sorteio dos ingressos será realizado nesta terça-feira, 25 de agosto, às 18h, por meio do https://sorteador.com.br/ e transmitido ao vivo no perfil da UFMS no Instagram. O sorteio é fruto de uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), de Assuntos Estudantis (Proaes) e de Gestão de Pessoas (Progep). A retirada dos ingressos deverá ser feita na quarta-feira, 26, das 15h as 17h, na entrada do Autocine UFMS.

Lançamento de livro

No dia 25 de agosto, também no Autocine UFMS, às 19h, será realizado o lançamento do livro “A glória desta morena”, obra em homenagem a Maria da Glória Sá Rosa e organizada por Sylvia Cesco.

A professora Glorinha de Sá Rosa foi docente na UFMS e fez parte da Academia Sul-mato-grossense de Letras onde ocupava a cadeira de número 19. Em muito contribuiu para a educação e cultura de Mato Grosso do Sul. Entre outras realizações, fundou o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande, dirigiu o Prata da Casa, projeto que promoveu tanto espetáculos de música ao vivo, quanto a edição de disco regionais; e atuou no poder público no Conselho Estadual de Cultura, na Secretaria de Cultura e Esportes e na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“A glória desta morena” traz cinco textos inéditos da professora Maria da Glória Sá Rosa e outras publicações de 29 autores convidados. O lançamento será na modalidade drive-in. (Informações da assessoria)