Pular para o conteúdo
Cotidiano

Termina nesta sexta-feira prazo para inscrição no ProUni

Com 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) terminam nesta sexta-feira (14). Do total de bolsas, 68.087 são integrais e 101.139 parciais. OS participantes podem escolher até duas opções de curso, e as inscrições devem ser feitas no site do ProUni. Vale ressaltar […]
Arquivo -

Com 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) terminam nesta sexta-feira (14).

Do total de bolsas, 68.087 são integrais e 101.139 parciais. OS participantes podem escolher até duas opções de curso, e as inscrições devem ser feitas no site do ProUni.

Vale ressaltar que as bolsas parciais são de 50% do valor da mensalidade e contemplaram os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos. As integrais, de 100% são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.

Podem se inscrever candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018. Os estudantes também devem ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.

A nota mínima no Enem deve ter sido de 450 pontos na média aritmética obtida nas provas. O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Nota de corte

Segundo, a Agência , diariamente o sistema do Prouni calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Calendário

A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para 18 de junho. Já a segunda chamada será no dia 2 de julho.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações no período de 18 a 25 de

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados