Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onça-pintada pode ter atacado capivara e PMA monitora campus da UEMS

Ataque a capivara é caso isolado, mas PMA (Polícia Militar Ambiental) não descarta que foi realmente uma onça-pintada, por conta do tamanho da presa. O caso assustou os alunos e funcionários da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), do campus de Aquidauana – a143 km da Capital, onde até as visitas noturnas foram […]
Arquivo -
Capivara foi encontrada morta no local. (Foto: Divulgação)
Capivara foi encontrada morta no local. (Foto: Divulgação)

Ataque a capivara é caso isolado, mas PMA (Polícia Militar Ambiental) não descarta que foi realmente uma onça-pintada, por conta do tamanho da presa. O caso assustou os alunos e funcionários da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), do campus de – a143 km da Capital, onde até as visitas noturnas foram suspensas.

De acordo com o comandante ambiental da região, tenente Ortiz, a fazenda onde está o campus universitário possui 900 hectares e é propício para espécies felinas. “Aqui favorece muito a incidência de felinos, pois têm morros e vegetação fechada. Tanto que um funcionário avistou uma onça-parda há cerca de três meses”, explica.

Localizada na encosta do Morro do Paxixi, a universidade será monitorada, mas não é um caso de alarde. “A onça não costuma atacar o humano como caça, mas só em situações em que se sente encurralada ou acuada, podendo estar com filhotes. Em situações assim ela ataca para se defender”, ressaltou o tenente.

Uma das preocupações dos pesquisadores da universidade era com relação a espécie da onça, já que a pintada é maior e mais agressiva que a parda, sendo necessário um ‘esquema de segurança padrão’ diferente para cada tipo.  “Não encontramos rastros ou outros sinais para pode apontar de qual espécie de felino era, mas pelo tamanho da capivara é quase certo que seja uma onça-pintada”, concluiu Ortiz.

Caso

Os funcionários do campus encontraram uma capivara grande morta, nesta segunda-feira (1º), com sinais de ter sido atacada pelo felino. A PMA já foi comunicada e confirmou que irá ao local, além pesquisadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem assassinado em mercado disse a familiar que sua morte havia sido encomendada em MS

Homem acusado de matar cunhado a tiro em fazenda é preso em MS

Governo argentino decreta luto oficial após morte do Papa Francisco

Em meio à crise financeira, Maria Gladys faz desabafo: “Gasto mais do que tenho”

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Poderão realizar a inscrição para análise curricular de professores temporários da Rede Municipal de Ensino, professores com Nível Superior - Licenciatura Plena

Governo convoca estudantes de licenciatura para segunda chamada do ‘Pé-de-Meia’

Últimas Notícias

Cotidiano

Chuvas intensas impactam procura por pesqueiros durante ‘feriadão’ de Páscoa em Campo Grande

A expectativa é que no feriadão de 1º de maio haja mais procura

Polícia

Idoso é encontrado morto em plantação de milho no interior de MS

A vítima havia saído de casa para pescar

Polícia

Donos de comércio encontram homem sem vida ao abrirem o estabelecimento em MS

A vítima cuidava do local no período da noite

Brasil

CNBB: Papa Francisco refletia a ‘humanidade do evangelho’

Secretário-geral da CNBB afirmou que Francisco viveu de acordo com nome "que escolheu para o seu pontificado"