Neste sábado (30), a Prefeitura de , cidade a 139 quilômetros de Campo Grande, decretou situação de emergência após a tempestade que atingiu o município. Tempestade de areia e chuvas que ultrapassaram os 150mm em poucas horas.

Conforme a Prefeitura, a tempestade causou estragos e inundação nas ruas da área central e alguns bairros da cidade. O cemitério da cidade também foi atingido e caixão chegou a ser revirado.

“O volume intenso de pegou todos de surpresa, inclusive, alagando áreas onde nunca aconteceram inundações, como, por exemplo, foi o caso da região central de e Bairro Alto”, diz trecho da nota.

Cemitério foi atingido (Foto: Aquidauana Notícias)

Assim, equipes técnicas das Secretarias Municipais de Assistência Social e Serviços Urbanos e Rurais, atendem desde a noite de sexta-feira as famílias que pediram socorro via Plantão Social.

Já no início da manhã deste sábado, as equipes de plantão com caminhões, maquinários e homens começaram a limpar as ruas, bueiros e, também, removem as árvores caídas.

O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) se reuniu com a equipe nesta manhã e assinou o decreto de situação de emergência. Com o decreto municipal nº 195, a prefeitura pode proceder a compra de materiais e itens para atendimento emergencial.

Um levantamento com o quantitativo de atendimentos e relatório dos estragos é elaborado pelas equipes, para ser enviado à Defesa Civil Estadual. Além disso, a também organiza um Plano de Contingência e os meios jurídicos para auxiliar com indenização as famílias que forem atendidas exclusivamente pelo Plantão Social nos períodos de chuvas intensas e inundações.

Atendimento emergencial

Com previsão para mais chuvas no fim de semana, as equipes da Prefeitura de Aquidauana estarão de plantão 24 horas para atender aos chamados da população. Os pedidos de socorro devem ser feitos pelo telefone/whatsapp do Plantão Social: 99288-3963.

Fortes chuvas e tempestade de areia

Tempestade de areia formada em Aquidauana (Reprodução, vídeo)

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Aquidauana registrou 120mm de chuva em apenas duas horas. Em três horas foram registrados 162,4mm. A tempestade ocorreu entre 22h da sexta e 1h deste sábado (30).

Também segundo o Climatempo, a média de chuva em Aquidauana em dezembro é de 192mm. Com isso, em três horas a cidade registrou volume de chuva aproximado de um mês.

A instabilidade que se formou sobre o Paraguai e avançou para Mato Grosso do Sul acabou formando a tempestade na região de Aquidauana.

Vídeo feito por voluntários do Instituto Homem Pantaneiro registrou uma tempestade de areia que encobriu o céu na região de Acurizal, no Pantanal.

A grande área de instabilidade é formada por um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus que se deslocam ao mesmo tempo. As correntes de vento descendentes que saem destas nuvens provocam a chamada “frente de rajada”.

Estes ventos fortes atuando em uma grande área onde o solo estava seco, com poeira solta, levantaram a “cortina de poeira”.