Aquidauana, cidade a 139 quilômetros de Campo Grande, decretou situação de emergência após contabilizar 165 milímetros de em duas horas, nesse sábado (30). Desde então, prefeitura, defesa civil, secretários municípios e servidores atuam em uma força-tarefa, que vai se estender durante todo o domingo, inclusive na hora da virada e também no decorrer da semana, conforme afirmou ao Midiamax o prefeito do município, Odilon Ribeiro (PSDB).

“Nós já atendemos, de ontem para hoje, 46 famílias que tiveram danos e foram oficialmente cadastradas. Acredito que temos mais umas dez famílias para atender ainda hoje, no decorrer do dia. É um de guerra que encontramos, gente que perdeu o imóvel quase que em sua totalidade. Muitos utensílios domésticos perdidos, muro ao chão, então, teremos muito trabalho de limpeza e de auxílio a estas famílias”, disse o prefeito.

Tempestade de areia formada em Aquidauana (Reprodução, vídeo)
Tempestade de areia formada em (Reprodução, vídeo)

Segundo o prefeito, está sendo feito um relatório social destes locais, tanto com fotos e vídeos. “Estas famílias devem ser ressarcidas pelo prejuízo. Foi uma falha de drenagem, houve um estresse absoluto em pouco tempo, o sistema não suportou, então, houve o alagamento. E atingiu regiões nobres também”, argumentou.

Nesta força-tarefa, ainda de acordo com Odilon, serão 80 servidores trabalhando, fazendo a retirada de entulhos. “Como eu disse antes, o cenário é terrível. Parece que Aquidauana passou por uma guerra, então, estamos fazendo uma reunião agora e articulando com as secretários. A drenagem precisará ser refeita para solucionar o problema. E também estamos de olho, se vem mais chuva por aí”, finalizou.

Decreto de emergência

Cemitério foi atingido (Foto: Aquidauana Notícias)

Ainda no sábado (30), a prefeitura decretou situação de emergência no município, já que tempestade de areia e chuvas que ultrapassaram os 150mm em poucas horas.

Além dos estragos e inundação nas ruas da área central e alguns bairros da cidade, o cemitério também foi atingido e um caixão chegou a ser revirado.

O volume intenso de chuva pegou todos de surpresa, inclusive, alagando áreas onde nunca aconteceram inundações, como, por exemplo, foi o caso da região central de Aquidauana e Bairro Alto”, diz trecho da nota emitida pela prefeitura.

Atendimento emergencial

Com previsão para mais chuvas no fim de semana, as equipes da Prefeitura de Aquidauana estarão de plantão 24 horas para atender aos chamados da população.

Segundo o (Instituto Nacional de Meteorologia), Aquidauana registrou 120mm de chuva em apenas duas horas. Em três horas foram registrados 162,4mm. A tempestade ocorreu entre 22h da sexta e 1h deste sábado (30).

Os pedidos de socorro devem ser feitos pelo telefone/whatsapp do Plantão Social: 99288-3963.

(Texto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax)