Durante todo esse mês, onde o combate a homofobia ganha destaque, serão realizadas ações que promovem a igualdade de direitos e a luta contra a discriminação de pessoas homossexuais, transexuais e transgêneros. As atividades são promovidas pela Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, do Governo do Estado.

A primeira iniciativa é a visita em presídios femininos, de e Dourados, para tratar de assuntos como conscientização, prevenção, testagem de doenças e aconselhamentos.

Segundo a Secretaria, haverá também ações nas ruas, em parceria com a instituição IBISS- Centro Oeste, com aconselhamentos, testagem de HIV e entrega de material informativo.

Já no interior, acontece a oficina “Empodere-se – Conheça seus direitos”, com início em Maracaju. O ideia é levar conhecimento e proteção ao público LGBT que vive isolado nos municípios.

Por fim, no dia 31, acontece a terceira edição do “Diálogos de Cidadania”, com o tema: cultura, trabalho e direitos constitucionais. O projeto tem o objetivo de realizar encontros mensais para a discussão de direitos civis, políticos e sociais, no contexto das políticas públicas.

Combate a homofobia

O mês de maio de se torno importante para público LGBT após a OMS (Organização Mundial da Saúde) excluir oficialmente da Classificação Internacional de Doenças a homossexualidade, no dia 17 de maio de 1990.

No Brasil, somente em 2010 a data foi incluída no calendário oficial do país, mostrando a importância de alertar cada vez mais a sociedade sobre as consequências da discriminação.