Ferramenta permite que usuários encontrem UPA menos lotada em Campo Grande
Reclamações sobre demora em atendimento nas UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e de CRS (Centro Regional de Saúde) já fazem parte do dia a dia do campo-grandense. As reclamações são decorrentes tanto por faltas de médicos como pela superlotação em si, muitas vezes provocadas por pacientes que poderiam recorrer a atendimento nos postos de saúde. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Reclamações sobre demora em atendimento nas UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e de CRS (Centro Regional de Saúde) já fazem parte do dia a dia do campo-grandense. As reclamações são decorrentes tanto por faltas de médicos como pela superlotação em si, muitas vezes provocadas por pacientes que poderiam recorrer a atendimento nos postos de saúde.
Uma ferramenta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) lançada em fevereiro deste ano, porém, pode contribuir para que a espera por atendimento em unidades emergenciais do SUS seja menos sofrida. É o que promete o Censo Situacional, um sistema on-line que permite , por exemplo, consultar qual UPA ou CRS está menos lotada.
A ferramenta consiste numa tabela on-line que é atualizada várias vezes ao dia por funcionários das unidades emergenciais da Capital e indica quais UPA ou CRS podem estar enfrentando problemas com superlotação. Com isso, o usuário pode optar, antes de sair de casa, de procurar a unidade menos congestionada.
O sistema também permite conferir se todos os médicos – clínicos gerais e pediatras – da escala compareceram e se o equipamento de RX está disponibilizado e funcional na unidade. A plataforma também aponta qual UPA tem a menor concentração de pacientes por médico: se o índice estiver verde, a tendência é que o atendimento ocorra mais rápido – lembrando sempre que nessas unidades o acolhimento pelos médicos vai depender da classificação recebida na triagem.
Com o Censo Situacional, o usuário poderá consultar a situação de cada unidade, a quantidade de médicos escalados, clínicos e pediatras e onde há disponível o aparelho de raio-x.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.