Em 1º domingo de lojas abertas, Centro tem movimentação tímida

Este domingo (8) é o primeiro em que as lojas do Centro de Campo Grande estão autorizadas a abrir. O movimento dos consumidores em busca de presentes de fim de ano é o que motiva o horário especial de atendimento das lojas. Segundo a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), nos três domingos de dezembro, até […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Mariana Rodrigues)
(Foto: Mariana Rodrigues)

Este domingo (8) é o primeiro em que as lojas do Centro de Campo Grande estão autorizadas a abrir. O movimento dos consumidores em busca de presentes de fim de ano é o que motiva o horário especial de atendimento das lojas.

Segundo a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), nos três domingos de dezembro, até o dia 22, o comércio pode abrir das 9h às 18h. Na manhã deste domingo, no entanto, o Jornal Midiamax encontrou poucas lojas abertas. Apenas as grandes abriram as portas no primeiro horário.

A expectativa dos poucos consumidores que estavam na Rua 14 de Julho nesta manhã é que as lojas menores abram a partir das 10 horas.

De segunda a sábado, dos dias 9 a 23, a sugestão é que o comércio permaneça aberto até às 22h e aos domingos das 9h às 18h.

Jornada de trabalho

As jornadas de trabalho não podem ultrapassar as 8 horas diárias, bem como as quarenta e quatro horas semanais. A prorrogação de até duas horas é permitida, sempre lembrando que o limite legal é de 44 horas, as demais figurarão como extras ou extraordinárias – as extraordinárias, que são além das duas horas permitidas, são passíveis de multa pela fiscalização do trabalho.

Vale ressaltar que, os intervalos para o almoço, ou jantar, são de no mínimo uma hora e no máximo 2hs. A redução no mínimo e a prorrogação do máximo são computadas como extras. Além disso, os intervalos entre as jornadas são de no mínimo 11 horas. O trabalhador tem direito para descanso, de 24 horas, conforme previsto no inciso XV do artigo 7? da Constituição Federal.

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros