Coordenadores participam de curso de capacitação na UFMS

Cerca de 70 coordenadores de cursos da Cidade Universitária e dos câmpus participam no início desta semana do curso de Coordenação e Gestão de Cursos de Graduação. A capacitação é promovida pela Divisão de Formação de Professores (Difor) da Coordenadoria Escola de Extensão (CEE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, em parceria com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem: Arquivo
Imagem: Arquivo

Cerca de 70 coordenadores de cursos da Cidade Universitária e dos câmpus participam no início desta semana do curso de Coordenação e Gestão de Cursos de Graduação. A capacitação é promovida pela Divisão de Formação de Professores (Difor) da Coordenadoria Escola de Extensão (CEE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, em parceria com a pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep) e de Graduação (Prograd).

Para o reitor Marcelo Turine o desafio de estar à frente de um dos 115 cursos de graduação é grande. “Estamos aqui muito mais pelo amor em transformar a vida de nossos jovens do que por qualquer outra coisa. Desejo que vocês sejam felizes no cumprimento dessa missão”, disse o reitor. Turine citou como exemplo o curso de Licenciatura Cultural Indígena, do campus de Aquidauana, que possui baixíssimo grau de evasão. “Esse curso é um exemplo do que pode ser feito. A coordenadora, professora Onilda Sanches, que está aqui, consegue sanar as dificuldades que os alunos trazem por conta de problemas na formação da educação básica oferecendo alternativas que melhorem seu desempenho. É muito gratificante ter contato com um egresso do curso e ouvir ele nos dizer o quanto foi importante para melhorar sua vida”, destacou o reitor.

“Um dos maiores desafios frente à coordenação de curso é a comunicação. Muitas vezes criamos dificuldades porque nossa comunicação não foi eficiente. É um desafio de todos nós. Precisamos compartilhar as boas práticas, principalmente, na gestão acadêmica. Dos 24 mil estudantes, 22 são da graduação. Nossa missão é muito importante, precisamos estar em conexão com a sociedade, com os jovens, para podermos atender suas necessidades de forma eficaz”, falou a vice-reitora Camila Ítavo. “Agradeço ao sim de vocês em auxiliar a Universidade na construção de um caminho de sucesso, pois não é fácil assumir mais uma responsabilidade em meio a tantas que já temos como professores. Também parabenizo a todos que trabalharam na organização de mais uma edição do curso”, ressaltou.

A chefe da Difor Carla Mariano desejou as boas-vindas aos participantes. “Desejamos a todos que aproveitem bastante esse curso. A função de coordenador tem muitas atividades diferentes, que procuramos contemplar na programação. São assuntos que podem ajudar os que estão assumindo pela primeira vez, bem como aqueles que já foram e estão retornando à função. Que sejam dias agradáveis e produtivos”, disse. A coordenadora da CEE, Caroline Spanhol também participou da abertura e lembrou de sua experiência como coordenadora e o quanto o curso a auxiliou. “Há dois anos, estava participando, como vocês estão hoje, desse curso. Posso dizer que ele me ajudou muito na rotina da coordenação do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Sabemos que o nosso papel é fundamental no desenvolvimento do curso e no apoio aos alunos, por isso precisamos estar atentos aos movimentos, estar em consonância com os professores, acadêmicos e, também, com a administração superior. Espero que vocês consigam trocar muitas experiências”, contou.

“Estamos oferecendo esse curso pela quarta vez, temos consciência da sua importância. Ao longo desses anos, já fizemos modificações mas o intuito é o mesmo: fazer com que a vida do coordenador seja menos solitária e difícil. Estive, durante dez anos, à frente de um curso de graduação. Naquela época não havia nenhuma iniciativa como essa, aprendi fazendo e com muita dificuldade. Quando cheguei à Pró-Reitoria, isso me estimulou a pensar em uma alternativa que pudesse auxiliar os coordenadores. Vocês são líderes que sensibilizam, são extremamente importantes para a Universidade, pois fazem com que as coisas aconteçam”, enfatizou o pró-reitor da Prograd, Ruy Caetano Corrêa Filho.

Fabiano Ruckert deve assumir a coordenação do curso de Licenciatura em História, no campus de Corumbá, no próximo ano e veio a Campo Grande participar da capacitação. “Estou há três anos na UFMS e essa é a segunda capacitação que faço. Acho importante porque esse cargo tem algumas particularidades, então entender melhor o funcionamento das estruturas administrativas e compartilhar experiências com os colegas de outros câmpus é muito bom. Nosso curso de licenciatura de História tem enfrentado alguns problemas, mas temos um bom grupo docente e estou otimista, acredito que faremos um bom trabalho”, disse.

A professora Telma Vaz já atuou como coordenadora há alguns anos e acredita que o curso irá facilitar a rotina. “Quando fui coordenadora não havia essa capacitação, então o aprendizado ocorreu por meio da tentativa e erro. Agora não, temos uma oportunidade de saber como tudo funciona, principalmente porque ocorreram muitas mudanças. Penso que seja uma forma necessária de nos atualizarmos para perseguirmos um caminho correto”, contou.

Programação – As atividades do curso acontecem no auditório do Complexo de Educação a Distância e Escola de Extensão nesta terça (10) e quarta-feira (11) durante os períodos da manhã e tarde. Confira a programação completa abaixo:

Conteúdos relacionados

humap vagas
Conab