Pensando no amigo, acadêmico de MS cria sistema para deficientes acessarem computadores com o olhar
O estudante do último ao de engenharia da computação, Yan Correa, desenvolveu um sistema de computadores pensando na acessibilidade dos deficientes motores. A ideia do projeto desenvolvido para o tão temido TCC, trabalho de conclusão de curso, surgiu com a ideia de ajudar um amigo que descobriu ter esclerose lateral amiotrófica (ELA). Yan disse ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O estudante do último ao de engenharia da computação, Yan Correa, desenvolveu um sistema de computadores pensando na acessibilidade dos deficientes motores. A ideia do projeto desenvolvido para o tão temido TCC, trabalho de conclusão de curso, surgiu com a ideia de ajudar um amigo que descobriu ter esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Yan disse ao Jornal Midiamax que o projeto começou a tomar forma quando estava na metade do penúltimo semestre e se lembrou das limitações que o amigo, da sua cidade natal, Cafelândia (SP), estava enfrentando.
“Meu amigo sempre foi um cara ligado na tecnologia e com a perda gradativa dos movimentos, devido a doença, ele se afastou disso. No meio do semestre, cheguei no meu professor e falei minha proposta”, disse à reportagem. Ele se inscreveu na matéria do TCC e começou a desenvolver o projeto.
Sabendo também da importância da rede de computadores para as pessoas nos dias de hoje, como trabalho, estudo e interação através das redes sociais, Yan começou a programar o sistema pensando em quem não consegue utilizar o computador, seja por deficiência motora ou demais limitações.
“Então a ideia inicial desse projeto é que fosse feito algum tipo de mapeamento da webcam do usuário para a tela do computador. Movimentar o mouse através dos movimentos faciais e realizar cliques com o sorriso ou o piscar dos olhos”, explicou.
O amigo de Yan ajudo no desenvolvimento com a realização de testes até o projeto estar em 70% concluído. O resultado, depois de um ano, foi um sistema preparado para atender as necessidades de quem for usá-lo. Se preparando para apresentar o trabalho na próxima semana, no dia 14 de dezembro.
Depois da apresentação, o jovem planeja futuramente colocar o software no mercado, mas ainda tem muito planejamento. “Abrir alguma instituição, oficiar esse projeto e mostrar para essas instituições que tratam de pessoas que tenham essas limitações”, pontuou.
Confira o vídeo do estudante explicando e mostrando o seu projeto de TCC:
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.